O Plano Hidroviário Estratégico (PHE), lançado em outubro pelo governo federal, prevê ampliar o transporte por hidrovias no país dos atuais 25 milhões de toneladas anuais para 120 milhões até toneladas até 2031. Para a execução desse projeto, técnicos do Ministério dos Transportes estimam investimentos de R$ 17 bilhões até 2024 em melhoramentos em pelo […]
O Porto de Paranaguá, localizado no litoral do Paraná, é o segundo maior do país. Trata-se de um eixo natural de escoamento dos Estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás. É o principal importador de fertilizantes do país, o segundo maior exportador de grãos, além de ser líder nacional […]
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem importância crucial no financiamento da modernização dos portos brasileiros. Na visão estratégica do banco, essas "são unidades de transbordo para o exterior", como diz Dalmo Marchetti, gerente do Departamento de Logística (Delog) da área de infraestrutura do banco. Quanto mais eficientes forem essas saídas, maior […]
Na Bahia, no Porto de Aratu, um dos mais movimentados do Estado, os cerca de 600 navios que transportaram cargas no ano passado esperaram em média quatro dias para realizar suas operações. Nos portos mais competitivos do mundo, a espera é de algumas horas. Para executar uma operação de navegação de cabotagem dentro do Brasil, […]
Dentro de 60 dias serão iniciadas as obras para a modernização de 1.125 metros do cais do Porto Novo, em Rio Grande, no extremo Sul do país. É a segunda etapa de melhorias no cais inaugurado em 1916. A primeira foi feita em 2004, em um trecho de 450 metros. A nova estrutura possibilitará que […]
Em 2013, o Sest Senat promoveu pelo oitavo ano o programa Comandos de Saúde nas Rodovias. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa monta postos de atendimento às margens de rodovias federais em todos os estados brasileiros, em que são oferecidos diversos serviços de saúde para os caminhoneiros. O objetivo da iniciativa […]