Vendas de veículos recuam em outubro

Levantamento divulgado na sexta-feira pela Fenabrave, a entidade que abriga as concessionárias de veículos, mostra que as vendas do setor caíram 3,4% no mês passado, comparativamente a igual período de 2012. No total, os emplacamentos de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus somaram 330,2 mil unidades em outubro. O volume superou o resultado de setembro em 6,6%, mas esse crescimento se deve ao calendário comercialmente mais favorável, com dois dias úteis a mais de venda no mês passado. No acumulado do ano, o mercado mostra agora queda de 0,7%, somando 3,1 milhões de veículos emplacados até outubro.

Quando se olha apenas o segmento de automóveis e utilitários leves – beneficiado por descontos no IPI -, as vendas em outubro caíram 4,1% na comparação anual, mas subiram 6,7% ante o mês imediatamente anterior. No total, 313,5 mil carros foram vendidos em outubro, número influenciado por uma movimentação atípica nos dois últimos dias do mês, quando houve uma disparada nos volumes para compensar a falta de emplacamentos na segunda-feira, dia de feriado para funcionários públicos. Mesmo assim, a média de licenciamentos em outubro – de 13,6 mil carros por dia útil – foi a menor em sete meses. A queda no consumo de veículos leves no acumulado do ano, que estava em 1% até setembro, subiu para 1,4%.

Na disputa entre as marcas mais vendidas no mercado brasileiro, o quarto maior do mundo, a General Motors (GM) se aproximou da Fiat, mas a montadora de origem italiana segurou a liderança no mês passado, com participação de 19,6%. Na sequência, aparecem GM (19,4%), Volkswagen (18%) e Ford (9,4%).