Veículos são flagrados transportando cargas de forma irregular em RR

Nas ruas de Boa Vista os flagrantes de cargas transportadas de maneira irregular são frequentes. Objetos soltos e sem cobertura são constantes nos veículos que circulam pela cidade. O transporte de cargas acima do limite do veículo é considerada uma infração grave e pode custar, além de R$ 127 de multa, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Conforme o agente de trânsito Wilmar Florêncio, os veículos de carga estão aptos a carregar qualquer mercadoria. No entanto, a única observação é que a mercadoria esteja dentro do veículo. "A carga não pode transpor a dimensão do veículo e também deve ser sempre transportada de maneira adequada; sempre coberta, para que não gere danos aos outros motoristas", explicou.
 
O motorista flagrado transportando cargas além do permitido, com a carga caindo ou arrasatando no chão, poderá pagar uma multa de R$ 191, além de perder sete pontos na CNH e ter o veículo apreendido. A resolução 349/10 do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) estabelece que 'a carga ou bicicleta transportada não pode atrapalhar a visibilidade do condutor, ocultar luzes e dispositivos refletores, nem compromter a estabilidade do veículo ou povocar ruído ou poeira.'
 
Em Boa Vista, para amenizar as inciências desse tipo de infração, o Departamento de Transito de Roraima (Detran) orienta os condutores. "Essa infração aqui na cidade, apesar da frota ser grande, não tem se tornado muito frequente. Mas sempre que podemos nós paramos alguns condutores e fazemos orientações", comentou o agente.