Trecho de serra da Via Anchieta (SP-150) continua com obras no pavimento

Serviços serão realizados neste mês de junho, no período noturno, de segunda a sexta-feira, e no período diurno, por três sábados

Prosseguem as obras de revitalização de pavimento no trecho de serra da Via Anchieta, (SP-150), de acordo com a concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

De acordo com a empresa, a programação – que teve início em março e segue até novembro – inclui os sentidos Norte e Sul, e abrangem parte das rodovias dos Imigrantes (SP-160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).

Ainda de acordo com a concessionária, os trabalhos serão desenvolvidos no período noturno. Neste mês, estão concentrados na pista Sul da Via Anchieta (SP-150) e ocorrerão até o dia 27, de segunda a quinta-feira, com interdição total entre os km 40 e 55, sempre das 20h às 5h.

Conforme a programação, a pista Sul da Anchieta também receberá serviços que só podem ser realizados durante o dia, das 9h às 18h, para garantir a segurança dos trabalhadores, geralmente nas encostas e fora da plataforma da pista. As obras serão executadas nos dias 8, 15 e 22 de junho (sábados), também com interdição total do km 40 ao 55.

Segundo a Ecovias, os serviços serão recapeamento asfáltico, manutenção e reparos em viadutos e túneis, limpeza e revitalização de sinalização, recuperação de pavimento rígido, pintura, monitoramento de encostas e podas de árvores e vegetação.

Revitalização profunda

Os trabalhos realizados até novembro no SAI incluem a recuperação profunda de pavimento, que é feita, em média, a cada cinco anos. É uma intervenção mais minuciosa e complexa do que as que ocorrem semanalmente, pois, em alguns trechos, ocorre a substituição do pavimento asfáltico desde a base. O serviço também exige período maior de conclusão e bloqueios mais extensos.

Os trabalhos contam, ainda, com outro diferencial. As técnicas de engenharia utilizadas são bastante sustentáveis. As camadas de base, por exemplo, usam o fresado – material que leva pavimento em final de vida útil em sua composição, reaproveitando resíduos que gerariam um grande passivo ambiental.

Operação especial

Quando a pista Sul da Via Anchieta estiver bloqueada, o tráfego de ônibus e caminhões — que devem obrigatoriamente descer a serra pela Via Anchieta — será direcionado para a pista Norte da rodovia, que estará com a mão de direção invertida, e será utilizada para descer a serra. Nessa configuração, também chamada de Operação 5×3, a descida para o litoral é realizada pela pista Norte da Anchieta e pista Sul da Imigrantes. A subida será realizada pela pista Norte da Imigrantes.

Além das equipes da concessionária, as operações contarão com o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Os trechos em obras estarão devidamente sinalizados, seguindo as normas vigentes e com avisos nos painéis de mensagens variáveis (PMVs), placas operacionais ao longo das rodovias, além de banners informativos com dias e os horários dos bloqueios em passarelas no trecho de serra.

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Fonte: Estradas / Foto: Divulgação