Trecho de serra da Anchieta vai fechar

O trecho de serra da pista Sul da Via Anchieta – que vai do Km 40 ao Km 55 – receberá serviços de manutenção entre os dias 28 de fevereiro e 31 de março. As intervenções incluem recapeamento, reparos em viadutos e túneis, limpeza ou substituição de sinalização, monitoramento de encostas e podas de árvores e vegetação.
 
De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, será preciso fazer a interdição total do trecho durante o período de serviços. O fechamento da pista ocorrerá sempre de terça a sexta-feira, das 6h30 às 16h. Durante a interdição, todo o tráfego será deslocado para a pista Norte da rodovia, que irá operar em sentido invertido no trecho de serra. Com isso, todos os motoristas deverão realizar a subida pela Imigrantes, com a opção de acessar novamente a Anchieta utilizando a Interligação, já no planalto.
 
Dia trocado
Três placas foram instaladas em passarelas nos Km 47 e Km 50 da Pista Sul para avisar aos motoristas sobre a interdição. No entanto, a informação está errada. Nos letreiros, os dias indicados para a interdição são de 27 de fevereiro a 30 de março. Segundo a concessionária, as placas foram confeccionadas antes de uma mudança no cronograma de obras, que atrasou em um dia os trabalhos.
 
Procurado à tarde, o serviço 0800 informou, por meio de uma atendente, que não sabia das intervenções e orientou o usuário a ligar para a ouvidoria. À noite, outro funcionário explicou os motivos do fechamento, mas não falou sobre a mudança nas datas.
 
A pista Sul da Via Anchieta, pelo fato de concentrar todo o volume de tráfego de caminhões no sentido Litoral, exige manutenções frequentes, segundo a concessionária, sobretudo em relação ao pavimento. No trecho serão feitas intervenções como a poda de árvores e reparos em todos os viadutos. O período também foi escolhido para minimizar os impactos no tráfego, já que o mês de março não tem nenhum feriado prolongado.
 
Carnaval
A Ecovias também divulgou ontem o balanço dos acidentes registrados nas rodovias que levam ao Litoral. Foram 188 ocorrências em 2012, contra 135 no ano passado. Um dado que chama a atenção foi o elevado número de motocicletas envolvidas em acidentes. Em 2011, foram 22 . Já em 2012, o número saltou para 78, mais do que o triplo.
 
Mesmo com o tráfego maior, o número de feridos caiu na comparação com 2011. Foram 77 feridos neste ano, contra 97 em 2011. Três pessoas morreram, duas delas envolvidas em um acidente de motocicleta e uma em colisão entre carro e bicicleta. Neste Carnaval, foram registrados 520.864 veículos com destino à Baixada Santista. O número é 32% maior do que o contabilizado em 2011.
 
Interdição aumenta trajeto em quatro quilômetros
Os motoristas acostumados a seguir do Litoral em direção à Capital pela Anchieta terão o percurso da viagem aumentado em quatro quilômetros por causa da interdição. Apesar de pouco, o presidente do Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), Sallum Kalil Neto, acredita que a alteração "certamente atrapalhará" o setor.
 
Segundo Neto, além da quilometragem maior, os motoristas perdem uma opção de percurso. A consequência será o fluxo maior de veículos na Imigrantes. "Apesar disso, não acredito que o custo dos produtos seja encarecido, pois trata-se de período determinado."
 
Mesmo um pouco mais longa, a subida pela Imigrantes pode ter a vantagem da rapidez, tendo em vista a velocidade permitida: 100 km/h. Enquanto isso, na Anchieta, há pontos em que só é permitido trafegar a 50 km/h e 60 km/h no trecho de serra.
 
23/2/2012