Teste mostra que uso de rodoanel em SP dá vantagem a caminhões

Mais de 10% dos caminhões que usam as avenidas de São Paulo como atalho para ir de uma cidade a outra, não precisam entrar na capital.  Um  teste realizado pelo SPTV mostrou que  usar o rodoanel significa economia de tempo e dinheiro. Para o rodoanel ficar completo, falta concluir o trecho norte. As obras começaram em março de 2013 e devem terminar em junho de 2017.

Os caminhões usados no teste sairam de um ponto próximo à Rodovia Anhanguera e foram para o mesmo lugar, na Rodovia Anchieta. Um deles foi por dentro da cidade e o outro pelo rodoanel, andando 30 km a mais.
 
O motorista que foi por dentro da cidade encontrou trânsito pesado. Para chegar à Anchieta, demorou duas horas e vinte minutos a uma velocidade média de 24 km/h. O motorista que foi pelo rodoanel demorou metade do tempo: uma hora e vinte e três minutos, com economia de combustível, pneus e freios.

Para Sérgio Ejzenberg, especialista em mobilidade urbana, o rodoanel alivia o tráfego de caminhões, mas não é a solução, porque  já está se transformando em uma grande avenida urbana.