SP instala câmeras de monitoramento nas marginais Tietê e Pinheiros

O governo de São Paulo está concluindo a instalação de 82 câmeras de monitoramento nas marginais Tietê e Pinheiros, duas das mais importantes vias da capital paulista. Metade delas já está em operação – são 27 na marginal Tietê e outras 14 na marginal Pinheiros. A previsão é que todas as câmeras estejam em funcionamento até o fim deste mês.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o monitoramento por vídeo das marginais agiliza o trabalho dos policiais, além de coibir a prática de crimes como roubos e furtos. Também permite monitorar possíveis fugas de criminosos pelas vias. As imagens captadas são acompanhadas 24 horas por policiais militares no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que funciona no Comando de Policiamento da Capital (CPC), no bairro da Luz, centro de São Paulo. Atualmente, cada policial é responsável pelo monitoramento de nove câmeras.
 
Com os equipamentos nas marginais, a cidade de São Paulo passa a ter 353 câmeras monitoradas pela Polícia Militar. O investimento total para a instalação do sistema de é de R$ 8,7 milhões. Além das câmaras nas marginais, São Paulo já conta com 271 câmeras que gravam e transmitem ao vivo imagens de regiões da Capital – locais com grande fluxo de pessoas, como a Praça da Sé e a avenida Paulista, e ruas próximas a estádios. As câmeras têm movimento e mostram imagens em um raio de 360 graus, com alcance de até 3 quilômetros. As imagens de suspeitos podem ser comparadas às existentes no Fotocrim, banco de dados criminais da PM.
 
Os equipamentos ainda podem verificar se um objeto suspeito permanece parado e por quanto tempo, se há automóvel circulando na contramão ou se está abandonado. As câmaras permitem verificar as placas dos veículos para efeito de fiscalização e se estão em estado regular ou foram roubados. Além da capital, há 34 câmeras em operação no município de Aparecida e 32 em Campos do Jordão.