SP: caminhões serão multados na Marginal Tietê apenas em março

Os caminhões ganharam autorização para circular pela Marginal do Tietê por mais dois meses. Ao contrário do anunciado pela Prefeitura no ano passado, a fiscalização à restrição só vai começar no dia 1.º de março. A previsão inicial era multar motoristas que burlassem as regras já em 'meados de janeiro', para que o fim do período de férias e a volta às aulas não proporcionassem o caos anual na cidade.

O tráfego já é oficialmente proibido desde 12 de dezembro entre 4 e 10 horas e 16 e 22 horas de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 10 às 14 horas, mas atualmente não há autuações.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o adiamento ocorreu para que o setor de transporte de carga tenha tempo para se adequar.

A partir de março, serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em local e horários não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados junto à SMT. A infração, considerada média, renderá multa de R$ 85,13, infração média, com acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Além da Marginal do Tietê, outras vias estruturais, como túneis, viadutos e pontes de tráfego pesado, passarão a ser fiscalizadas dentro de dois meses. Na lista estão Avenidas do Estado, Professor Luiz Inácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as novas regras não prejudicarão o acesso à Ceagesp pois caminhões estão liberados nas Marginais do Tietê e Pinheiros, entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Ponte do Jaguaré, incluindo o Cebolão. A região do Mercadão e da Zona Cerealista terá acesso preservado pela Avenida Cruzeiro de Sul e pela Rua da Cantareira.

4/1/2012