SP-310 será bloqueada, nesta quarta (21), para implantação de balança de pesagem em movimento

Sistema WIN é o segundo a ser colocado em operação pela concessionária responsável; usuários devem ficar atentos às alterações no tráfego

Após o adiamento dos trabalhos, na semana passada, por razões técnicas, será iniciada, nesta quarta-feira (21), a implantação do segundo sistema de pesagem em movimento (WIM) de caminhões na Rodovia Washington Luís (SP-310).

De acordo com a concessionária responsável, os equipamentos serão instalados no km 180+500, próximo à praça de pedágio de Rio Claro (SP), pista sentido Interior.

Segundo a empresa, os serviços serão feitos em duas etapas com o objetivo de garantir menor interferência possível no tráfego do trecho. O local possui pista dupla com três faixas de rolamento e acostamento.

Conforme projeto, a implantação da plataforma de pesagem será nas faixas 2 (central) e 3 (à direita). Primeiramente, será realizado o fechamento da faixa 3 e acostamento, local onde as equipes iniciarão as intervenções. Os serviços consistem em fresagem da camada asfáltica e posterior implantação de armação e concretagem do pavimento. Essas atividades têm previsão de duração de 7 dias com interdição da faixa 3 e do acostamento no sistema 24 horas.

Na segunda etapa dos trabalhos, o fechamento ocorrerá das faixas 1 e 2, com o fluxo de veículos sendo direcionado para a faixa 3. Da mesma forma que na etapa anterior, os serviços devem durar 7 dias com interdição das faixas 1 e 2 no sistema 24 horas.

Tanto na primeira etapa das obras quanto na segunda, haverá interdição da alça de acesso da Rodovia Wilson Finardi (SP-191) para a SP-310, no sentido de quem trafega no sentido Araras (SP). Neste caso, a opção de acesso à Washington Luís será utilizar as demais alças da rotatória, que faz a ligação entre as duas rodovias.

Durante todo o período de obras, o local receberá reforço na sinalização para alertar e orientar os usuários a respeito dos trabalhos e das alterações no tráfego.

2022

Segundo a concessionária, o primeiro sistema de pesagem em movimento foi implantado em junho de 2022, no trecho de Corumbataí (SP). A tecnologia do WIM (Weigh In Motion), como é chamado o sistema na livre tradução, permite a pesagem dos caminhões em movimento. A técnica oferece mais segurança e rapidez aos caminhoneiros, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar na balança para aferição.

Os pórticos instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas.

Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa de veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento). Mais informações no site da concessionária.

Fonte: Estradas / Foto: Divulgação/Eixo SP