SEST SENAT: Motoristas do transporte público de Campinas/SP passarão por formação
O presidente da FETCESP e vice-presidente do Conselho Regional SEST SENAT São Paulo, Carlos Panzan, participou do lançado do Programa de Formação dos Motoristas do Transporte Coletivo de Campinas, no último dia 14 de abril. Além de valorizar e qualificar os condutores, a iniciativa visa melhorar serviços prestados pelo transporte público e contribuir para a cultura de paz e segurança no trânsito. A capacitação é resultado da parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), o SEST SENAT Campinas e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). O evento, realizado no auditório do SEST SENAT Campinas, também contou com a presença de motoristas que participam das primeiras turmas.
Ao todo, o treinamento tem 12 horas de carga horária, sendo 4h dedicadas ao curso “Ética e cidadania no transporte coletivo de passageiros”, e 8h ao curso “Condução em situações de risco no tráfego com prática simulada”. Para que todos os condutores possam participar, sem comprometer a operação, a capacitação será ofertada de abril de 2022 a dezembro de 2023. A formação é destinada a motoristas das empresas concessionárias, e tratativas estão sendo realizadas com cooperativas dos permissionários para também viabilizar o treinamento destes motoristas.
Uma novidade em relação ao último curso similar, realizado em 2018, é o uso de um Simulador de Direção, acrescentando tecnologia para uma formação mais completa. Sentado no equipamento e diante de um painel realista, o motorista tem a oportunidade de passar por diversas situações vividas nas vias, como chuva, tráfego intenso, travessia de pedestres e animais, paradas em pontos de ônibus para embarque de passageiros, entre outras. Além disso, o equipamento reproduz movimentos e pode ser configurada para dar ao motorista a sensibilidade de conduzir um veículo vazio, com poucos ou muitos passageiros.
“O treinamento é uma troca: os instrutores estão aqui para ensinar, e os motoristas também trazem toda a sua experiência”, explica Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec, que representou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e o secretário de Transportes Fernando de Caires, no evento. “No simulador, é possível abordar situações que o motorista vai viver no trânsito”.
Ao final do trajeto virtual, o simulador fornece informações sobre o desempenho do aluno, incluindo se foram respeitados limites de velocidade e sinalização, além de dados como o consumo de combustível e a emissão de poluentes. “Quando o aluno chega, apresenta um desempenho. Quando passa novamente pelo simulador, o desempenho é outro. Com a experiência, ele consegue perceber a importância da direção segura e econômica”, explica o diretor do SEST SENAT Campinas, Marcelo Jacober de Moraes. “Essa formação demonstra a preocupação do poder público com o transporte público e os resultados que poderão ser observados no serviço”, avalia.
Para Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, a oportunidade de treinamento dada aos motoristas permite uma melhor interação com os usuários do transporte público. “Depois da reciclagem, adquirimos conhecimento, que é uma das coisas que nunca perdemos”.
Além de Débora Damasco, Marcelo Jacober e Paulo Barddal, a mesa de abertura do evento contou com a participação de Carlos Panzan; José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SIMDICAMP) e Conselheiro do SEST SENAT; e o vereador Otto Alejandro, presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, que representou a Câmara Municipal de Campinas.
Com informações Secretaria Municipal de Transporte de Campinas