Sest Senat apoia campanha Outubro Rosa com diversas ações

Outubro Rosa é o nome de um importante movimento que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha internacional nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e é dirigida principalmente às mulheres, com o intuito de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. Por isso, o Sest Senat, compreendendo a relevância deste ato, une-se também às entidades que estão comprometidas com esta nobre causa.
 
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo. Isso fez com que a iluminação em rosa se tornasse uma importante leitura visual, compreendida em todos os lugares. No Sest Senat não será diferente. Todas as unidades da instituição vão participar da campanha usando a iluminação temática. Além disso, as seguintes ações estão programadas: 
 
– Palestras de conscientização sobre o tema.
 
– Instrução de autoexame às mulheres participantes.
 
– Distribuição de brindes alusivos ao tema.
 
– Exibição de Banner com o tema da campanha nas unidades.
 
– Inserção de mensagem motivacional no rodapé dos receituários SEST SENAT. 
 
Adesão
 
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação à campanha, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 02 de outubro de 2002. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
 
Chances de cura
 
O câncer de mama é o mais comum tipo de câncer entre mulheres acima de 35 anos com alto índice de mortalidade e de mutilações cirúrgicas para retirada do tumor. Diversos fatores ambientais, genéticos e hormonais são responsáveis pelo surgimento do câncer de mama, mas com o diagnóstico precoce as chances de cura são elevadas.