Seminário Volvo de Segurança busca a marca de zero acidentes

A Imagem do Transporte Rodoviário de Cargas, a ISO 39001 e o Desafio Paulista do Zero Acidentes foram os temas abordados durante o Seminário Volvo de Segurança, realizado no último dia 14 de maio, em São Paulo/SP. O evento, promovido pelo Programa Volvo de Segurança No Trânsito (PSV) contou com o apoio da FETCESP, SETCESP (Sindicato de São Paulo),  NTC&Logísca, AutoSueco e Lapônia.

A visão Zero Acidentes, lançada pelo Grupo Volvo na Europa em 2012, e adotada no Brasil em 2014, tem como ideal de futuro zerar o número de acidentes envolvendo veículos do grupo. Com base no pressuposto de que a perda de vidas é inaceitável, é considerada uma filosofia para o planejamento de ações de segurança viária de longo prazo.
 
O consultor do PVST, J.Pedro Correia, apresentou uma pesquisa realizada pela Volvo com 1000 entrevistados gerais e 120 especialistas, formadores de opinião. A pesquisa, com margem de erro de 3,1% e 95% de confiança, teve também como base o material bruto da PRF.  Quando questionados sobre o que vinha à cabeça quando pensavam em transporte, as primeiras respostas dos entrevistados foram, na ordem de mais citadas, “má conservação das estradas” (39% de menção) e “falta de segurança” (16%), só em terceiro lugar aparecendo “estrada/viagem”. Já quando afunilada a questão para motoristas e TRC, no “top of mind”, as respostas foram, consecutivamente, “imprudência na direção” (31%) e “acidentes/perigos”, perdendo apenas para os que não lembravam ou não sabiam o que pensar sobre o assunto. Embora as respostas tenham sido em sua maioria de teor negativo, os entrevistados avaliaram como positiva sua opinião sobre o setor no geral, sendo que 70% dos formadores de opinião veem o setor de maneira positiva, com número menor quando da avaliação do público geral (48%). Os pontos principais dessa percepção foram a distribuição de mercadorias e o desenvolvimento econômico do país.

O representante da TRS Engenharia, Paulo Gottlieb, falou da ISO 39001.  A norma ISO 39001 – Road Traffic Safety (RTS) Management Systems – Requirements with guidance for use – foi publicada em outubro de 2012 com o objetivo de especificar os requisitos para um sistema de gestão que permita a uma organização, que interage com o sistema viário, reduzir mortes e ferimentos graves em acidentes de trânsito.  De acordo com Gottlieb, a norma leva para a gestão da empresa a questão da segurança viária, não só para as empresas do TRC, mas para qualquer instituição que esteja relacionada ao transporte, até mesmo uma escola pode se candidatar a certificação. “A ISO 39001 traz a segurança viária como política da empresa, identifica métodos e ferramentas para a prevenção de quem quer iniciar esse processo”, comenta.

Outro tema Seminário tratou do Desafio Paulista do Zero Acidentes com um painel mediado pelo J.Pedro Corrêa e participação dos presidentes do FETCESP,  Flávio Benatti;   da NTC&Logísitca, José Helio Fernandes; e do SETCESP, Manoel Souza Lima Jr.; do diretor geral da Golden Cargo, Oswaldo Dias de Castro Jr.; gerente de transporte da Raízen,  Eduardo Lucena; e de Paulo Gottlieb, da TRS Engenharia.

O presidente da NTC falou sobre a importância da conscientização dos empresários, em médio prazo, e como eventos como o promovido ontem podem contribuir nesse caminho. “A segurança é um assunto que interessa não só ao transportador, mas a sociedade como um todo. Trata-se de um trabalho de persistência. E essa parceria da Volvo com a NTC é de extrema importância. A primeira tem mais de 28 anos de experiência, e deve desenvolver o trabalho institucional e de pesquisa, enquanto o setor e entidades trabalham tentando regulamentar o TRC, como é a questão sempre atual da jornada de trabalho do motorista”, conclui José Hélio Fernandes.

O presidente da FETCESP, comentou as ações do SEST SENAT que nos últimos 20 anos evoluíram muito. Só de espaço físico saíram de 0 para 150 escolas profissionalizantes. “Além da segurança jurídica do setor, que vai melhorar o conceito de gestão do negócio, temos todos que nos mobilizar. Hoje, por exemplo, estamos com uma licitação para a compra de 100 simuladores de direção para o SEST SENAT. O resultado desse exercício permitirá melhorar a gestão de empresas, a sinistralidade e contribuirá também na norma 39001”, destacou.

O gerente da Raízen,  afirmou que não existe mais negócio que não seja sustentável. “Na Raízen, que adaptou o melhor da Shell (segurança holandesa) e da Cosan (empreendedorismo brasileiro e superação de adversidade), a diretriz empresarial de sustentabilidade faz parte de todos os programas, por isso, a segurança é dever de todos. Por exemplo, a empresa teve um acidente em janeiro, e isso gerou perda de bônus para todos, como um processo de corresponsabilidade.

Não vivemos de segurança, e sim de produtividade, e quanto mais produtivos mais condições damos aos profissionais de faturar e trabalhar, assegurados na lei”, comentou Eduardo Lucena.

O presidente do SETCESP, Manoel Souza Lima Jr. Lembrou da importância da Lei 13.103/15 que traz um panorama mais positivo para o TRC, e como a ISO 39001 vem coroar as discussões sobre segurança viária. “Temos que ser multiplicadores dessa norma, que junto com a Lei 13.103, será decisiva para o tema que estamos debatendo. Vamos incentivar a ABNT para trazer essa tradução o quanto antes”.

Sobre a ISO 39001, Oswaldo Dias Castro Jr. demonstrou receio de normas internacionais não considerarem o cenário nacional e Gottlieb esclareceu que no momento da tradução são considerados os aspectos do país.  Com informações da NTC&Logística e Volvo.