Segunda alta no diesel pode impactar em 1,46% em média no custo do frete

A previsão é baseada no estudo realizado pelo Decope da NTC.
 
Com o segundo aumento anunciado na terça -feira (5/3) pela Petrobras no preço do Diesel em menos de dois meses, o combustível terá um acréscimo de mais 5% no preço na refinaria. Acumulado com o aumento anunciado no final de janeiro deste ano, de 5,4%, o diesel será reajustado em 10,67%, em comparação com 2012.
 
Tendo como base estes números, o Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC&Logística (Decope), realizou um segundo estudo sobre o impacto destes reajustes no custo do frete.
 
A análise foi feita a partir de um cavalo mecânico pesado Scania de dois eixos, Scania tracionando um semirreboque fechado de três eixos.
 
“Adotamos como base um dos veículos mais utilizado para transporte de carga no país. Com este novo aumento, a previsão é que o acumulado dos dois reajustes tenha um aumento médio de 3% no valor do frete, mas pode ser que este aumento varie, para mais ou para menos, em função da quilometragem rodada pelo veículo”, afirma o diretor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis.
 
O Decope apresentou dois cenários com o estudo, o cálculo para aqueles que já haviam alterado suas tabelas em relação ao primeiro reajuste, e outra análise com o acumulado dos dois aumentos de preços. Os dois cenários contam com trajetos muito curtos (50km), médios (800km) e muito  longos (6.000km).
 
Deve-se levar em consideração que estes valores foram baseados em carga lotação e dependendo da operação, a representatividade do combustível varia de 15% a 50%. Por exemplo, em operações urbanas ou rotas curtas o combustível pode representar entre 15 e 20%.  Já em uma operação rodoviária, por exemplo do agronegócio, onde são utilizados veículos pesados que percorrem grandes distâncias o peso do combustível pode subir para 40% ou mais.
 
Veja a tabela abaixo com o Estudo do Aumento do Diesel do DECOPE completo:
 

 Percentual de impacto no Preço do Frete
Aumento atual de 5% no valor do Diesel
Distância muito curta 50km 0,51%
Distância média 800km 1,46%
Distância muito longa 6.000km 1,63%
     
Acumulado – Aumento anterior (30/01) de 5,4% e atual de 5%
Distância muito curta 50km 1,05%
Distância média 800km 3,00%
Distância muito longa 6.000km 3,35%

 
Fonte: NTC&Logística – 6/3/2013