São Paulo terá duas grandes obras para facilitar acesso ao litoral até 2014
Duas grandes obras serão feitas na cidade de São Paulo para desafogar o trânsito e facilitar o acesso dos motoristas ao litoral. As empresas que farão as construções foram escolhidas nesta semana e a Prefeitura pretende começar os trabalhos ainda neste ano.
A primeira etapa vai custar R$ 300 milhões. A Avenida Chucri Zaidan será prolongada até a altura da Avenida João Dias. O túnel vai da Rua Américo Brasiliense até a Avenida João Carlos da Silva Borges.
Serão mais de três quilômetros de vias com quatro faixas – por sentido – e um túnel de 800 metros, para evitar desapropriações. A Chucri Zaidan também vai ser rota para atravessar o rio Pinheiros, até a região do Panamby.
Uma alça vai jogar o trânsito do outro lado da Marginal Pinheiros. Para sair do Morumbi, será construida outra alça, a partir da Rua Itapaiuna, pouco antes da Ponte João Dias.
A maior obra da operação urbana será na região do Jabaquara, na Zona Sul, começando no fim da Avenida Jornalista Roberto Marinho, que vai ter ligação direta com a Rodovia dos Imigrantes. Serão dois túneis para o caminho do litoral. O projeto também prevê um parque linear e novas ruas para melhorar o fluxo de carros dentro do bairro.
A obra deve custar R$ 2 bilhões. Tudo ainda depende da desapropriação de 1400 imóveis e de licença ambiental. A Prefeitura espera começar os trabalhos ainda neste ano. A Prefeitura informou que oito mil famílias que vivem em situação precária na área do Jabaquara serão realocadas em conjuntos habitacionais na região. A previsão é que as obras fiquem prontas daqui a três anos.
5/11/2011