Rodovia dos Bandeirantes lidera ranking de multas graves na região de Campinas

Os índices de infrações graves, como o excesso de velocidade, entre as rodovias que passam por Campinas e região, a Bandeirantes lidera o ranking das multas na categoria. Um balanço divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mostra que a via concentrou a maior porcentagem entre janeiro e dezembro de 2011. Das 268 mil multas, 27% foram graves.
Na Rodovia Dom Pedro foram aplicadas 54 mil multas, sendo que 18% consideradas graves. Na Santos Dumont foram 100 mil, sendo 18% com esse tipo de infração. Já na Anhanguera apresenta 582 multas e 17% consideradas graves.
Segundo o especialista em Trânsito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Carlos Alberto Bandeira Guimarães, afirma que apesar de comuns essas atitudes estão associadas às potenciais consequências que também são graves. Entre as multas graves mais comuns estão dirigir sem o cinto de segurança, realizar ultrapassagens pelo acostamento e o trânsito de motos no chamado corredor (espaço entre os carros). Esses delitos rendem cinco pontos na carteira do motorista infrator e o valor a ser pago é de R$ 127,69. 
12/1/2012