Restrição a caminhões na região segue indefinida

Segue indefinida a restrição à circulação de caminhões na região. Sem acordo entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, autor da medida, e representantes de empresários de transportes, o início da proibição será adiado pela segunda vez. Inicialmente, a previsão era de que a norma começasse a valer em dezembro, prazo que foi esticado para o início deste mês.
O presidente da entidade e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), avalia que dificilmente a restrição comece a valer em fevereiro. "Temos de ouvir as opiniões de cada um dos envolvidos. Estamos levantando as excepcionalidades", explica. O assunto será discutido entre os demais prefeitos da região na próxima assembleia do Consórcio, segunda-feira.
O temor dos empresários das sete cidades é de que a medida traga prejuízos e demissão ao setor industrial e de logística. "Com certeza estaríamos colocando para fora uma grande quantidade de empresas e multiplicando o desemprego na indústria", avalia o diretor titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema, Donizete Duarte da Silva. "Como uma montadora que funciona 24 horas por dia poderia parar por sete horas para esperar o fornecedor?", questiona.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC, Sallum Kalil Neto, demonstra otimismo em relação à possibilidade de a medida ser flexibilizada. "O que a gente pode perceber é que o Consórcio não quer prejudicar as indústrias." O sindicato irá apresentar aos prefeitos relatórios com as necessidades de cada um dos setores e de que forma a norma poderia prejudicá-los. "Vamos subsidiar o Consórcio com informações técnicas para que eles tomem a decisão mais adequada", acrescenta o presidente. Kalil Neto afirma que ainda não é possível formalizar sugestões para eventuais alterações, já que isso depende dos relatórios individuais, que ainda estão em fase de elaboração.
 
Proposta
 
O formato original da restrição prevê que os caminhões ficariam impedidos de circular em 20 das principais avenidas da região, em extensão de cerca de 40 quilômetros. A proibição seria nos dias úteis, das 6h30 às 9h e das 16h às 20h. O objetivo da medida é aliviar os congestionamentos nos principais corredores dos municípios.
Plano de Mobilidade será lançado na segunda-feira
Será lançado na segunda-feira o Plano de Mobilidade Regional, conjunto de medidas com o objetivo de traçar planejamentos para solucionar gargalos no sistema viário da região. O ato de lançamento será na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André, e deverá contar com a presença dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
O investimento na contratação do plano é de R$ 1 milhão, sendo R$ 800 mil do Estado e o restante como contrapartida do Consórcio. O contrato foi assinado pelo presidente da entidade, Mário Reali (PT), em dezembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, na Capital.
 
3/2/2012