Região Sul precisa de R$ 15,2 bilhões para compensar atraso na infraestrutura

As 51 obras prioritárias para a infraestrutura de transporte da Região Sul necessitam de um total de R$ 15,2 bilhões em investimentos até 2020. “Se nada for feito, haverá um colapso na nossa infraestrutura e logística”, alertou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, durante o lançamento do Sul Competitivo, um estudo de 2 mil páginas que alinha 177 projetos que podem destravar os nós logísticos, nesta segunda-feira (5), na Fiergs.
 
“É preciso a união dos governos estadual e federal, dos parlamentares e do setor produtivo para resolver os gargalos que impedem a competitividade de toda a Região Sul do Brasil. O estudo que apresentamos mostra que o custo de não fazer é muito maior do que os investimentos necessários para as obras de infraestrutura apontadas”, disse Müller, segundo nota divulgada à imprensa.
 
“Vamos incluir estes projetos no Plano Estadual de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul, atualizado anualmente de acordo com os movimentos econômicos mundiais e vocações produtivas do Estado, com recursos do Banco Mundial”, garantiu o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, presente no evento. “Temos agora um mapa de prioridades, ou seja, sabemos por onde começar e a dimensão de cada etapa a ser vencida e o seu impacto competitivo”, argumentou.
 
Para o coordenador da Bancada Federal, deputado Renato Molling, a iniciativa é importante para que o setor empresarial tenha condições de igualdade em conquistar espaço no mercado global: “O formato das Parcerias Público Privada (PPPs) pode ser um caminho rápido e eficiente. Os recursos públicos não são suficientes para fazer no tempo certo o que precisa ser feito”. Molling salientou que as propostas também podem pautar as emendas parlamentares.