Radar na Índio Tibiriçá começa funcionar na sexta

A Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), em Santo André, terá mais um ponto de fiscalização de velocidade, a partir da 0h de sexta-feira: uma lombada eletrônica no km 38,95 (Leste/Oeste) que mostrará ao motorista a velocidade registrada pelo dispositivo durante a passagem do veículo sobre os laços detectores. O limite é de 60 km/h.
 
A homologação da iniciativa foi publicada ontem, no Diário Oficial do Estado</CF>. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ressalta que a via encontra-se sinalizada, com placas indicando a máxima de velocidade permitida e a presença de radar no trecho.
 
Ainda de acordo com o órgão, o equipamento foi homologado conforme a Resolução 396/11, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e Portaria SUP/DER-039/03, estando devidamente aprovado e registrado no Inmetro (Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
 
A Rodovia Índio Tibiriçá tem aproximadamente 40 quilômetros de extensão e liga São Bernardo a Suzano, passando também por Santo André e Ribeirão Pires. É uma das principais ligações entre o Grande ABC e a região do Alto Tietê. Devido à forte característica industrial do entorno, a via é muito utilizada por veículos de carga.
A SP-031, que nos últimos anos passou por grande reforma, já foi conhecida como Estrada da Morte, em razão do alto número de acidentes com vítimas fatais registrados.