Programa Ambiental Despoluir atende a mais de 20 mil transportadores no Brasil

Desde que foi criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2007, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir já realizou mais de 914 mil aferições veiculares no país. Isso representa melhor qualidade do ar nas cidades brasileiras, além de redução de custos, seja com combustível ou manutenções de caminhões e ônibus.
 
No mundo, morrem 2,4 milhões de pessoas por ano em virtudes de problemas ocasionados ou agravados pela poluição, segundo a Organização Mundial da Saúde. Só na cidade de São Paulo, são quatro mil por ano. O Despoluir vem com o objetivo de reduzir a emissão de gases pelos veículos, incentivar o uso de energia limpa e aprimorar a gestão ambiental nas empresas de transportes.
 
O programa está presente nos 26 estados e no Distrito Federal por meio das federações parceiras. Quase 10 mil empresas são atendidas, além de 11 mil transportadores autônomos. Atualmente, 68 unidades de avaliação (compostas por um veículo, opacímetro, medidor de rotação e um técnico) estão em atividade. A meta é ampliar o número, até o final de 2013, para 100 unidades em funcionamento.
 
Esses equipamentos são responsáveis pelas aferições veiculares. Com eles, os técnicos do programa analisam as emissões do veículo. Se for reprovado, o transportador responsável recebe orientações técnicas para que possa atender o que estabelece a legislação do país. Se aprovado, ganha o selo verde do Despoluir. “O índice de aprovação vem melhorando ao longo dos anos. Em 2012, 89,91% da frota avaliada foi aprovada”, afirmou o Gestor de Projetos Ambientais da CNT, Franklin de Souza Ferreira, durante o 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados, realizado nos dias 5 e 6 de junho, em Brasília.
 
“A ideia é engajar caminhoneiros autônomos, taxistas, empresas de transporte e a sociedade na conservação do meio ambiente. O setor de transporte é responsável pelo consumo de 36 milhões de metros cúbicos de óleo diesel ao ano, então essa preocupação é fundamental”, reforçou.
 
Para aderir ao Despoluir, as empresas de transporte devem entrar em contato com as federações ligadas à CNT. “Temos dados que mostram que veículos aprovados em um ano se tornaram mais econômicos ainda em sua segunda medição”, comemorou Franklin.
 
Conheça o Despoluir, acesse o site e confira os resultados em cada estado, publicações, artigos e reportagens relacionadas a transporte e meio ambiente.