Primeira parte do Rodoanel Leste será aberta no dia 29

Está marcada para o dia 29 a abertura parcial do Trecho Leste do Rodoanel. O primeiro segmento ligará o acesso ao Trecho Sul, na Avenida Papa João XXIII, em Mauá, até a Rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba. A inauguração completa está prevista apenas para o fim de agosto – cinco meses após o prazo previsto em contrato. Quando pronto, o tramo chegará até a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá.
 
O prazo do dia 29 é o terceiro já divulgado para liberação da pista. Originalmente, a previsão era que todo o empreendimento fosse inaugurado no dia 10 de março. Depois, a data de entrega foi adiada para maio, mas somente o trecho até a Ayrton Senna.
 
Segundo a SPMar, empresa responsável pela construção, o atraso se deve a problemas técnicos encontrados no decorrer das obras, como aumento no volume de terraplanagem, diferença de profundidade dos solos em áreas alagadas e interferência de dutos. A empreiteira afirma que o edital previa volume de escavação de 11,2 milhões de metros cúbicos, mas que já foram retirados 17 milhões de metros cúbicos – aumento de 54%.
 
A empresa, que também cuida da operação do Trecho Sul, diz ter, no início do ano, solicitado à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) prorrogação do prazo. No fim de maio, entretanto, a agência informou que não havia recebido pedido oficial. O órgão regulador afirma que já foram feitas diversas reuniões com representantes da empreiteira e inspeções nos canteiros de obra para verificação dos procedimentos que ainda precisam ser executados.
 
Por conta do atraso, a concessionária será multada com base no número de dias que se passaram em relação ao prazo original. A Artesp informa que a data utilizada para cálculo será a da inauguração total do trecho. Dessa forma, a antecipação da conclusão do primeiro segmento para o dia 29 não irá reduzir o valor da penalidade.
 
AVANÇO
 
A empreiteira garante que cerca de 30 dos 43,5 quilômetros da rodovia estão concluídos. A construção do primeiro segmento possui quatro frentes de trabalho, sendo uma delas localizada na intersecção com a linha férrea, em Ribeirão Pires. A escavação para a passagem subterrânea, próxima à Avenida Humberto de Campos, demorou cerca de seis meses e foi concluída no fim de maio. O procedimento gerou impasse entre a SPMar e órgãos como CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em razão da propriedade da área utilizada.
 
Outra dificuldade encontrada durante a construção do Trecho Leste foi o impasse envolvendo a emissão de licenças ambientais por parte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Apesar dos problemas, a Artesp sinalizou que não irá diminuir o rigor na punição à SPMar pelo atraso. A agência reguladora declarou que os entraves “são trâmites inerentes a qualquer obra, que devem ser resolvidos pela concessionária, visto que ela é responsável pela execução.”
 
 
Obra é feita sem dinheiro público
 
A construção dos 43,5 quilômetros do Trecho Leste do Rodoanel não conta com dinheiro público. Todo o investimento, de aproximadamente R$ 3,2 bilhões, foi aplicado pela SPMar, empresa que também é responsável pelo gerenciamento do tramo Sul. As obras foram iniciadas em agosto de 2011. A concessionária efetuou o pagamento de R$ 400 milhões ao Estado, valor referente à outorga dos segmentos Sul e Leste.
 
Sobre o segundo adiamento no prazo de entrega, a SPMar diz ser a “principal interessada em finalizar a construção da rodovia”. Isso porque a empresa será remunerada com base na receita arrecadada do pedágio. Com a via inoperante, deixa de receber.
 
BENEFÍCIOS
 
Após a inauguração do trecho – o terceiro do anel viário – cerca de 25,5 mil caminhões deixarão de circular diariamente pelos corredores do Grande ABC, aliviando os congestionamentos na região. A estimativa total é que aproximadamente 48 mil veículos utilizem o segmento. Os impactos positivos deverão ser observados principalmente nas avenidas dos Estados, Jacu-Pêssego, Benedita Franco da Veiga e na Rodovia Índio Tibiriçá.
 
Futuramente, o número deve subir ainda mais. No Trecho Sul, por exemplo, o VDM (Volume Diário Médio) em 2011 era de 44 mil veículos. Neste ano, a média chegou a 87 mil. Em feriados, o tráfego chega a até 120 mil, diz a concessionária.
 
O Trecho Norte do Rodoanel, que irá completar o anel viário de quase 180 quilômetros, teve as obras iniciadas em março de 2013 e deverá ser entregue em fevereiro de 2016. A porção ligará os segmentos Leste e Oeste e terá acessos à Rodovia Fernão Dias e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.