PRF proíbe carretas na Ponte e na BR-101 durante o carnaval
As grandes carretas (veículos articulados de carga) não vão poder circular pela Ponte Rio-Niterói e nas rodovias federais de acesso à Região dos Lagos nos períodos de grade movimento de veículos no carnaval, na saída e na volta ao Rio. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira pela direção da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília. A portaria faz parte da Operação Carnaval da PRF, que mandou para o Rio um helicóptero do órgão que, já a partir do próximo fim de semana, com apoio de agentes em terra com carros e motocicletas, vai ajudar na fiscalização das rodovias para reprimir, principalmente, as ultrapassagens irregulares pelos acostamentos.
As carretas não poderão circular na Ponte e na BR-101, do Rio a Rio Bonito, das 6h às 20h nos dias 17 e 18 de fevereiro nos dois sentidos. Eles também não vão poder trafegar, apenas no sentido Rio, no dia 22 (quarta-feira de cinzas) e no dia 26 (domingo), quando é maior o movimento de volta ao Rio dos cariocas que vão passar o carnaval na Região dos Lagos. Os motociclistas da PRF vão atuar principalmente nos pontos tradicionais de retenção, como no entroncamento da Via Lagos com a BR-101, trecho Manilha-Duques, na saída e na Avenida do Contorno.
– São boas medidas para compensar os prejuízos que a Região dos Lagos vem tendo na alta temporada com os constantes engarrafamentos na BR-101. A presença do policamento, por terra e por ar, inibe as bandalhas, dá maior fluidez ao trânsito e permite maior rapidez de atuação da polícia em caso de acidentes – comentou o presidente do Fórum dos Municípios da Região dos Lagos (Forlagos), Ricardo Valentim.
Remoção de jazigos do Maruí custará R$ 2,5 milhões
Em outra reunião na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), da presidência da República, em Brasília, chegou-se a uma solução financeira para permitir o início das obras de duplicação da Avenida do Contorno, trecho inicial da BR-101, com 2,5 quilômetros, na saída da Ponte Rio-Niterói. Os R$ 2,5 milhões necessários para a remoção de 300 jazigos do Cemitério do Maruí, por onde vai passar a nova pista, serão obtidos por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), indústria naval e emenda parlamentar proposta ao Orçamento da União.
– Conversei com o prefeito Jorge Roberto Silveira para lhe informar a proposta e ele aceitou. Teremos R$ 600 mil da ANTT, R$ 400 mil dos estaleiros e o deputado federal Chico D´Ângelo (PT-RJ) fará uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão – disse o ministro Wellington Moreira Franco, da SAE.
A mudança do projeto foi solicitada pela prefeitura de Niterói para que a duplicação, que já possui licença ambiental do Ibama, não avance sobre as áreas de produção dos estaleiros, que ocuparam faixas de domínio da rodovia federal. Apesar disso, os estaleiros vão contribuir com apenas R$ 400 mil dos R$ 2,5 milhões necessários para execução do novo projeto.
O superintendente da concessionária Autopista Fluminense, Alberto Gallo, disse que será necessária a execução de novo projeto, com a nova pista passando pelo cemitério, para ser submetido ao Ibama. As obras da duplicação, orçadas em R$ 16 milhões, só serão iniciadas após a emissão da nova licença do Ibama.
– As obras vão demorar um ano e meio porque teremos que executá-la sem paralisar o tráfego de veículos. Sem trânsito, a duplicação seria feita em oito meses, mas isso não é possível.
O prefeito de Niterói informou que serão feitas mudanças no trânsito na Zona Norte da cidade para criar vias de escape da Avenida do Contorno durante as obras. A principal alternativa é a Rua Benjamin Constant, que está sendo duplicada, mas que enfrenta com problemas judiciais na desapropriação de imóveis.
1/2/2012