Porto de Santos registra queda de 15,6% nas exportações em maio

Com queda de 15,6% nas exportações, o equivalente a mais de 1 milhão de toneladas, o Porto de Santos registrou, em maio, o embarque de apenas 6 milhões de toneladas de mercadorias. Cargas de destaque como açúcar, celulose e milho tiveram redução de mais de 30% no escoamento. Já volume total movimentado no mês registrou queda de 10,1%.

 

A soma de todas as cargas movimentadas durante o ano também registra pequena queda de 3,1%. Das 44,4 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a maio no ano passado, apenas 43 milhões de toneladas passaram pelo complexo no mesmo período deste ano.

 

No acumulado do ano, o total exportado pelo cais santista também foi reduzido, na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. Neste caso, a queda foi de 5,4%. Das 31,4 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a maio de 2013, apenas 29,7 milhões de toneladas foram escoadas pelo Porto no mesmo período deste ano.

 

Já nas importações, o desempenho do cais santista teve discreto aumento de 4% no mês de maio e registrou o desembarque de 2,8 milhões de toneladas. O volume fica pouco acima dos 2,7 milhões de toneladas que entraram no País pelo Porto de Santos no quinto mês do ano passado.

 

Na análise das importações acumuladas durante o ano, o aumento é ainda menor. Enquanto de janeiro a maio de 2013 foram importadas 12,9 milhões de toneladas, no mesmo período deste ano, o volume é de 13,3 milhões de toneladas. Neste caso, o aumento é de apenas 2,5%.

 

A redução nas exportações e a discreta melhora das importações forçaram uma queda de 10,1% no total movimentado no Porto de Santos em maio. Foram movimentadas 8,8 milhões de toneladas de mercadorias no quinto mês deste ano, enquanto em 2013, o volume foi de 9,8 milhões de toneladas no mesmo mês.

 

Cargas

 

A queda nas exportações foi determinada pela redução nos embarques de cargas de destaque no Porto de Santos. O açúcar teve redução de 35,9% no mês, o equivalente a cerca de 600 mil toneladas.

 

Em maio, foram embarcadas 1 milhão de toneladas de açúcar. A redução nos embarques do mês também forçou uma queda de 18% no total acumulado do ano. Isto porque, nos cinco primeiros meses de 2014, 5,3 milhões de toneladas da commodity foram exportadas pelo cais santista. Já no mesmo período de 2013, o volume foi de 6,5 milhões de toneladas.

 

Outras mercadorias também registraram quedas no mês que refletiram no acumulado do ano. É o caso do álcool, que caiu 43,4% em maio e mais de 10% nos cinco primeiros meses deste ano. A celulose também segue no mesmo ritmo, com queda de 37,7% no mês e 26,7% no ano.

 

O movimento de navios no Porto de Santos cresceu 0,9% em relação a maio de 2013. De 425 embarcações, a quantidade de atracações no cais santista passou para 429 navios.

 

Contêineres

 

Na contramão da redução da movimentação de cargas, os contêineres registraram alta 4,2% na movimentação. Um total de 300.971 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) foram movimentados em maio no cais santista. No mesmo período do ano passado, o total operado nos terminais especializados foi de 288.904 TEUs.

 

No acumulado do ano, o crescimento é de 6,4%. Todos os embarques e desembarques de contêineres entre janeiro e maio somam 1,39 milhão de TEUs, enquanto nos cinco primeiros meses do ano passado, 1,31 TEUs passaram pelo cais santista.

 

Balança Comercial

 

O fluxo de comércio pelo Porto de Santos totalizou US$ 47,3 bilhões de janeiro a maio. O montante representa 25% do total produzido no País, que soma US$ 189,8 bilhões.

 

As cargas exportadas através do cais santista tiveram como principais destinos a China, que adquiriu 19,6% do total, os Estados Unidos, com a compra de 11,4% das mercadorias, e os Países Baixos, com o equivalente a 6,2% de vendas externas.

 

Na importação destacaram-se os volumes procedentes da China, 20,1% dos produtos que desembarcaram no cais santista, dos Estados Unidos, com 15,8% das compras e Alemanha, com o equivalente a 9,5% de todas as cargas que chegaram ao complexo.