Pesquisa da CNT aponta problemas em seis rodovias da região

Seis dos dez principais corredores viários da região têm alguma deficiência, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). As rodovias consideradas com problema são aquelas que em um ou mais critérios, sendo pavimentação, sinalização ou geometria, não são satisfatórios.

As estradas que mais têm mais problemas, segundo a entidade, são a BR-459, que liga Lorena a Minas Gerais; Paulo Virgínio, entre Guará e Cunha, e a Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté a Ubatuba – as três foram consideradas regulares na avaliação geral. (veja abaixo)

Os dados estão em um levantamento divulgado nesta semana e que avaliou mais de 100 mil quilômetros de rodovias, incluindo toda a malha federal e os principais trechos de rodovias estaduais pavimentadas.

Na região foram percorridas além das três consideradas regulares, também a Dutra (BR-116), Fernão Dias (BR-381), Carvalho Pinto (SP-70), a Dom Pedro 1º (SP-65), a Rio-Santos (SP-55/BR-101), Tamoios (SP-55) e Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) – apenas as quatro primeiras não apresentaram deficiências. A rodovia SP-50, entre São José e Monteiro Lobato, não foi avaliada.

O principal problema das rodovias da região é a geometria. Nele são avaliados critérios como tipo da pista (simples ou dupla), faixa adicional em trecho de subida, curvas perigosas e acostamento. O item foi considerada regular na Rio-Santos e Oswaldo Cruz e; ruim, na Tamoios e Paulo Virgínio e BR-459.

A sinalização foi considerada regular na Floriano Rodrigues Pinheiro e Oswaldo Cruz. O asfalto foi avaliado como regular na BR-459. Em todas as demais rodovias da região, boa ou ótima.
Para Laércio Lourenço, Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Sindivapa), rodovias com algum tipo de deficiência trazem um risco maior aos motoristas.
"A nossa maior preocupação é com o índice de acidentes, quando melhor uma rodovia é, menor é o risco. Além disso, rodovias com estrutura deficiente acarretam gastos extras aos motoristas, que ou arcam com eles, ou transferem para os clientes, com aumento no valor do serviço", afirmou.

Outro lado
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que nos últimos três anos fez 96 obras viárias na região, com investimento de R$ 638,4 milhões. Atualmente, segundo o órgão, sete obras estão em andamento na região, totalizando custo de R$ 147,7 milhões. Outras seis obras estão previstas, com orçamento de R$ 213,7 milhões.

Sobre as rodovias questionadas, o DER diz que na SP-55 estão previstas três obras, no trecho do litoral norte, para modernização ampliação da capacidade de tráfego e melhorias.

Para Tremembé, na SP-123, as obras de melhorias e modernização estão em ritmo normal, com orçamento de R$ 3,7 milhões e destacou que neste ano fez duas obras de modernização e melhorias, uma em Taubaté e outra em Campos do Jordão. Ao todo foram investidos R$ 10 milhões em recuperação e melhorias na rodovia. Na SP-125, o DER prevê a realização de três obras, com investimento orçado em R$ 41,6 milhões. Não houve retorno sobre a SP-171.
 
Além disso, segundo o governo, uma vistoria será feita nestas rodovias para avaliar o reforço e melhorias na sinalização, com pintura de faixas e reposição de placas.

A concessionária Tamoios, que assumiu o corredor neste ano, destacou que o trecho de serra da rodovia tem um traçado muito antigo, mas que prevê a construção de uma nova pista na subida da serra. O projeto está praticamente finalizado e a concessionária aguarda licença de instalação para iniciar o trabalho.
 
O projeto da nova pista conta com mais de 12 quilômetros por meio de túneis e mais de 6 quilômetros por meio de viadutos. A pista terá duas faixas e acostamento, além de saídas de emergência nos túneis. Esta obra tem previsão de quatro anos e meio de duração.
 
Segundo a concessionária a pista atual já passa por obras de melhorias e sete curvas consideradas críticas terão suas características geométricas melhoradas. Neste mês começa a implantação da iluminação pública no trecho de serra.
O Ministério dos Transportes foi procurado, mas não respondeu sobre a BR-459 até a publicação desta reportagem.

Satisfatório
A única que foi avaliada como ótima em todos os critérios foi a Carvalho Pinto, considerada a terceira melhor rodovia do país. A Dom Pedro ficou na 12º colocação e a Dutra na 21ª, ambas com todos os critérios avaliados bom e ótimo.

A Carvalho Pinto melhorou – estava na quinta colocação em 2014, A Dom Pedro estava em terceiro lugar e a Dutra em 18ª posição.

A pesquisa deste ano da CNT apontou que as 10 melhores rodovias do país estão em São Paulo.


LIGAÇÃO
ESTADO GERAL PAVIMENTAÇÃO SINALIZAÇÃO GEOMETRIA
Carvalho Pinto (SP-70) SP-Taubaté ótimo ótimo ótimo ótimo
Rio-Santos (SP-55/BR-101) litoral norte bom bom bom regular
Dom Pedro (SP-65) Vale-Campinas ótimo bom ótimo ótimo
Tamoios (SP-99) São José-Caraguatatuba bom bom ótimo ruim
Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) Taubaté-Campos do Jordao bom ótimo regular bom
Oswaldo Cruz (SP-125) Taubaté-Ubatuba regular bom regular regular
Paulo Virgínio (SP-171) Lorena – MG regular bom bom ruim
Dutra (BR-116) SP-RJ bom bom bom bom
Fernão Dias (BR-381) Grande SP-Grande BH (na região: Bragança Paulista e Atibaia) bom bom ótimo bom
BR-459 Lorena – Minas Gerais regular regular bom ruim
* A escala geral da CNT varia de ótimo a péssimo.