Pedágio eletrônico: Ministério dos Transportes define funcionamento de cobrança automática em todo o país
Após período de testes e ampla consulta pública, Conselho Nacional de Trânsito estabelece forma de identificação dos veículos, notificação e cobrança do serviço
Oministro dos Transportes, Renan Filho, apresenta na segunda-feira (14) a proposta de Resolução que estipula a operação do pedágio eletrônico, também conhecido como free flow. O sistema permite que os condutores passem pelos pontos de cobrança sem necessidade de qualquer parada.
A proposta, que prevê a implementação do sistema em todo o território nacional, estabelece os formatos de identificação e classificação dos veículos, além de meios de notificação e pagamento via Carteira Digital de Trânsito (CDT). O uso da tecnologia contribui para maior fluidez do trânsito e para a redução na emissão de carbono, com a dispensa de espera em praças de pedágio.
Como forma de identificação dos automóveis, o free flow prevê conferência digital da placa, da imagem do veículo, classificação veicular e também por uso de tag (equipamento com tecnologia de rádio frequência). Além disso, será analisada uma nova forma de tarifação, em que os condutores paguem apenas pelos trechos percorridos. Hoje, as cobranças são feitas independentemente da quilometragem utilizada, prejudicando motoristas que moram perto das praças de pedágio.
A avaliação final sobre a minuta da Resolução será feita em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Cobertura da imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para os profissionais da imprensa interessados em cobrir o evento.
Serviço
O quê: Reunião do Contran sobre a implementação do pedágio eletrônico
Quando: Segunda-feira (14), às 10h15 (após o fim da reunião do Contran)
Onde: Sala Interativa, 6º andar, Ministério dos Transportes, Bloco R – Esplanada dos Ministérios
Fonte: Ministério dos Transportes / Foto: Divulgação/Agência Gov