Obras de dragagem no Porto de Santos (SP) devem iniciar no segundo semestre

As obras de dragagem no canal de acesso ao Porto de Santos (SP) devem iniciar no segundo semestre de 2016. O contrato com a empresa responsável pelos trabalhos, EEL Infraestruturas Ltda, foi assinado no dia 14 de abril, no valor de R$ 369 milhões, com prazo de 17 meses.
 
A empresa deve desenvolver os projetos em três meses. Concluídos, serão necessários 40 dias para mobilizar as máquinas e iniciar a execução da dragagem.
 
A manutenção é necessária para conter o assoreamento natural dos canais de acesso, bacias de evolução e berços de atracação, que acontece de forma progressiva. Assim, será mantida a profundidade de 15 metros de ambos os canais, que recebem majoritariamente os navios New Panamax, que têm 13,2 metros de calado.
 
Isso visa permitir a diminuição dos custos de frete, do tempo de permanência dos navios no porto e da capacidade ociosa das embarcações. Quando o porto perde a profundidade dos canais de acesso, os navios passam a ter que atracar 'aliviados', ou seja, com menos peso, gerando os fretes mortos, isto é, o pagamento dos espaços vazios dos navios. Em média, os navios que aportam em Santos têm capacidade de 8 a 10 mil TEUs (unidade que representa o tamanho médio de 20 pés para os contêineres).
 
Com informações da SEP