Número de acidentes aumenta em rodovias no noroeste paulista

Na Washington Luiz, número de acidentes e de vítimas cresceram. Já na BR-153, as mortes aumentaram de 11 para 17 em seis meses.


Os acidentes na maioria das rodovias da região noroeste paulista aumentaram nos primeiros meses deste ano. O número de pessoas que morreram também foi maior em algumas delas e nem mesmo em estradas onde a pista é dupla – o que representaria mais segurança – as ocorrências foram menores. Para a Polícia Rodoviária o crescimento da frota é um perigo maior.


Nos primeiros seis meses de 2014, na rodovia Washington Luiz, foram registrados 319 acidentes, 60 a mais do que no mesmo período do ano passado. O número de vítimas também aumentou e, em 2013, foram 100, duas pessoas morreram. Neste ano, foram registradas 107, duas pessoas também perderam a vida.


Já as mortes na BR-153 aumentaram e preocupam. A rodovia que corta São José do Rio Preto (SP) e tem pista simples na maioria do trecho registrou queda nos acidentes, de 527 para 466, mas as mortes aumentaram, de 11 para 17.


Na região de Araçatuba(SP), algumas ocorrências mostram queda, mas, ainda assim, os números preocupam e são considerados altos pela Polícia Rodoviária. As vítimas graves passaram de 91 para 72. As mortes de 24 para 19. Em contrapartida, os  acidentes foram de 278 para 286.


Na região de Votuporanga (SP), na rodovia Euclides da Cunha, o número de acidentes caiu. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram 53. Quatro pessoas morreram. Em 2014, foram registrados 51 acidentes. Uma pessoa morreu.


Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Fágner Moura Camargo, as condições atuais da estrada não são capazes de suportar a grande quantidade de veículos. “A rodovia não comporta o fluxo que está tendo, que cresce a cada dia, precisaria de aumento na malha viária”, afirma o inspetor.


Uma reivindicação antiga dos usuários da BR-153 é a duplicação da rodovia, mas problemas no processo licitatório impedem que as melhorias sejam feitas. Em uma passagem em nível no trecho urbano de Rio Preto, muitos motoristas se arriscam para cruzar a pista. Nos horários de maior movimento, o perigo é ainda maior.


Mas este não é o único trecho urbano da BR que vem causando polêmica nos últimos meses. A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, aprovou a readequação do trevo que dá acesso a um shopping de Rio Preto. O projeto foi orçado em R$ 10 milhões, mas ainda não existe uma data para o início das obras. Enquanto isso, nenhum carro vai passar pelo local. Moradores de um condomínio, que fica perto do local, se dizem prejudicados pela medida. Eles entraram na justiça para tentar a liberação do trevo, mas o pedido foi negado.