Missão Internacional do Transporte: Palestras sobre desafio energético e economia de inovação

As atividades acadêmicas da Missão Internacional do Transporte – Israel 2022 na Universidade Tel Aviv, continuaram na quinta-feira (18). O grupo de transportadores brasileiros foi recepcionado por Eric Semel, diretor de Sustentabilidade do Instituto de Energia e Meio Ambiente de Israel.

O especialista detalhou o desafio energético do país, que dispõe de escassos recursos naturais – em especial, água. A partir de 2012, no entanto, o país deu um salto significativo em sua matriz, abandonando gradualmente o uso de carvão e a substituindo por uma combinação de gás natural e fontes renováveis.

A grande aposta dos israelenses, agora, é em hidrogênio cinza e verde. Sobre transporte, Semel mostrou que a frota de veículos ainda é maior foco de emissões (em óxido de enxofre, principalmente). “Para nós, 100% de eletrificação não é realista, por isso, continuamos buscando soluções”, acrescentou o diretor, lembrando que o país não tem montadoras de automóveis e os insumos para manutenção são caros. Também nesse aspecto, o governo investe em pesquisa e conta com a inteligência das startups para avançar.

Economia de inovação

Os participantes da Missão Internacional do Transporte promovida pelo Sistema CNT em Israel, assistiram a uma palestra de Leonardo Leiderman sobre economia de inovação. Argentino do Córdoba, Leiderman é professor visitante na Coller School of Management e professor emérito da Berglas School of Economics, da Universidade de Tel Aviv. Ele é doutor pela Universidade de Chicago, onde foi aluno de Robert Lucas, o vendedor do prêmio Nobel de Economia em 1995. Em sua fala, o acadêmico comentou a robustez dos fundamentos macroeconômico do país, bem como o PIB ascendente e o suporte de um sistema bancário resiliente. Segundo ele, ainda é um desafio integrar sistemas de ponta com setores tradicionais. Sobre a integração entre as necessidades de mercado e o pool de startups disponíveis, aconselhou: “Se vocês, do Brasil, têm alguma inquietação, algum dilema para seus negócios, podem buscar, em Israel, companhias para desenhar a solução”.

A etapa acadêmica da visita prossegue até o dia 19 de agosto. O conteúdo foi desenvolvido por Lahav Executive Education.

Com informações da CNT