Ministro dos Transportes fala sobre desafios do setor de transportes em evento na capital paulista

Renan Filho fez discurso de abertura do Summit Mobilidade 2024 e abordou transporte de cargas, mobilidade urbana em grandes cidades e obras no Rio Grande do Sul

Perspectivas da mobilidade: soluções sustentáveis e eficientes para o futuro das áreas urbanas. Esse foi o tema do Summit Mobilidade 2024, realizado nesta terça-feira (28), na capital do estado de São Paulo. O ministro dos Transportes, Renan Filho, fez o discurso de abertura do evento.

Renan destacou as dimensões continentais do Brasil e o crescimento das grandes cidades com a dinâmica de deslocamento das regiões periféricas ao centro – uma das questões que dificultam a mobilidade urbana. Outro ponto abordado foi a mudança de eixo no transporte de cargas no país. “Há 50 anos, a gente via que o centro gravitacional da nossa produção era muito próximo do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, esse centro se deslocou para as proximidades do Mato Grosso, principalmente em carga, o que obriga ao arrastamento da infraestrutura para o escoamento da produção”, disse o ministro.

O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, também esteve presente e ele acompanhou os painéis de debate sobre a importância da relação entre trânsito, mobilidade e a segurança viária

Summit Mobilidade 2024


O evento é uma realização do conglomerado de comunicação Grupo Estado, do qual fazem parte o Estadão e o Mobilidade Estadão, e teve o apoio de empresas parceiras. O objetivo é discutir diversos temas como desafios do transporte público.

Além da comitiva do Ministério dos Transportes, o fórum de discussão também contou com a participação de especialistas do setor e de autoridades, como Clarisse Cunha Linke (diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento – ITDP Brasil); Joubert Flores (presidente do Conselho da ANPTrilhos); Cristina Albuquerque (diretora de Eletromobilidade global da WRI); Letícia Sabino (diretora-presidente do Instituto Caminhabilidade), entre outros.

Fonte: Ministério dos Transportes / Foto: Marcio Ferreira/MT