Mercedes-Benz convoca recall de caminhões
RIO — A Mercedes-Benz do Brasil convocou, nesta quarta-feira, proprietários de caminhões Accelo 815 e 1016, ano de fabricação 2011 a 2012, a comparecerem a uma concessionária da marca para verificar a necessidade de realizar reparo no sistema de freios.
Os chassis que terão de passar pelo recall são os de numeração 9BM979046CS000001 a 9BM979028CS004259. Em comunicado, a montadora informa que a falta de abertura das extremidades da cupilha do pedal de freio pode causar o desprendimento do pedal, impedindo o acionamento do sistema de frenagem.
O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que: “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade oupericulosidade à saúde ou segurança”.
Acidentados podem ir à Justiça
O Procon-SP ressalta que o recall envolve os modelos comprados da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à revisão. É importante, após a manutenção, o proprietário do veículo receber um comprovante sobre o procedimento.
A entidade ainda orienta o consumidor que tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo a procurar um órgão de defesa do consumidor para reclamar. Já os consumidores que passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Clientes da empresa podem tirar dúvidas sobre a convocação pelo telefone 0800 970 9090 e site http://www.mercedes-benz.com.br.