Kassab estuda liberar pequenos caminhões no Centro Expandido
A Prefeitura de São Paulo estuda liberar a circulação dos VUCs (veículos de carga com até 6,3 m) na região central da cidade. Hoje esses veículos estão proibidos em horários de pico na zona de restrição, que é muito semelhante à do rodízio e vai do Centro até avenidas como a Bandeirantes, na Zona Sul, e as marginais. Nesses locais, VUCs e caminhões não podem circular entre as 4h e as 10h e entre as 16h as 20h.
O prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou nesta quinta-feira (5) que a provável liberação da circulação desses pequenos caminhões em todos os horários não afetará o trânsito. “Os VUCs têm um tamanho um pouco além do que os que já circulam pela cidade, mas estão preparados para circulação.” A avaliação do prefeito, “próxima de ser conclusiva”, como ele definiu, é que o trânsito não será afetado.
A liberação da circulação dos VUCs é um pedido antigo do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Setcesp). De acordo com seu vice-presidente, Manoel Sousa Lima Júnior, a liberação já está certa e foi acordada em reunião realizada nos últimos dias com o secretário dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco.
Ele disse que a liberação já tem data para começar – 1º de março. Procurada, a secretaria informa apenas que estuda a liberação.
A secretaria acolheu um dos argumentos de Setcesp, de que veículos classificados hoje como caminhonetes e que possuem tamanho quase igual ao dos Vucs, mas capacidade de transporte muito inferior, acabem sendo utilizados no transporte de carga. Eles não ficarão livres, no entanto, das regras do rodízio de veículos.
“Enquanto um VUC transporta entre três e quatro toneladas, essas caminhonetes levam no máximo 1,6 tonelada. Isso só ajuda a poluir mais a cidade”, afirmou Lima Júnior.
Caso passe a vigorar no dia 1º de março, a liberação começará juntamente com a fiscalização das novas regras de circulação de caminhões introduzidas em dezembro. A zona de restrição foi ampliada e passou a contemplar uma área mais ampla, que agora inclui a Marginal Tietê e avenidas da zona leste, com a Salim Farah Maluf.
5/1/2012