Jovens criam novas oportunidades de futuro com projeto de música do Sest Senat

Música de Brincar ensina viola, violino e violoncelo a 70 crianças e adolescentes. 

– Mãe, eu queria tanto aprender a tocar um instrumento que parece que a gente tá lixando a unha.
 
Isabeli de Souza tinha 6 anos quando fez esse pedido à mãe, Jéssica Dutra de Souza. Jovem demais, ainda, para saber que se tratava de um violino. Hoje, aos 8, pouco menos de um ano depois de ter ganho familiaridade com o instrumento, ela já é capaz de executar, de memória, algumas composições.
 
O aprendizado é proporcionado pelo projeto Música de Brincar, realizado pelo Sest Senat São Vicente (SP). O tempo de estrada nesse mundo, por enquanto, é curto. Mas os objetivos são ambiciosos:  “Eu quero ficar uns anos em uma orquestra e ser professora de música”, afirma. Ela sabe o caminho que precisa seguir para alcançá-los. Por isso, duas vezes por semana, no turno inverso ao da escola, Isabeli participa das aulas do projeto e nunca deixa de ensaiar em casa.

A mãe dela, satisfeita com o interesse e os resultados, se enche de orgulho: “Tem me dado a maior alegria ver minha filha tocando, ter essa oportunidade”, diz Jéssica. Ela conta que se surpreendeu com a vontade da filha, já que na família não há músicos. Agora, em casa, não perde a chance de uma apresentação. Isabeli, por sua vez, adora: “Minha mãe pede pra eu tocar pra ela. Eu gosto bastante, então pra mim é bem legal”.
 
As aulas são gratuitas e o projeto fornece os instrumentos, que os meninos e meninas podem levar para casa para continuar os estudos fora da sala de aula. Ao todo, 70 crianças são beneficiadas com o projeto, voltado especialmente para filhos de trabalhadores do transporte.
 
Por enquanto, o Música de Brincar oferece aulas de viola, violino e violoncelo. O coordenador de Promoção Social da unidade, Rodrigo Martins de Oliveira, conta que a iniciativa quer estimular mais o interesse dos garotos. Por isso, organiza apresentações, em que eles executam o que já aprenderam, e também leva as turmas para o teatro, onde podem assistir a concertos musicais. “Fazemos isso para que tenham um espelho, saibam o que estão aprendendo hoje e até onde podem chegar”, explica Rodrigo. Ainda, segundo ele, o projeto cumpre um importante papel, já que também supre a deficiência de escolas de música, em particular voltadas para os mais novos, na região. 
 
Willian Brigato, de 14 anos, que está aprendendo viola, se entusiasma com as novas vivências: “Eu não conseguia imaginar como era isso ao vivo, nem ser quem está tocando. Escutar uma música ao vivo é completamente diferente porque você não sente só a música, você sente quem está tocando E é muito diferente, porque você sente”, relata, e já projeta como serão as apresentações quando ele tiver domínio absoluto do instrumento.
 
jéssica.jpgNa sala de aula, todos os alunos sentam com uma postura impecável. E não poderia ser diferente, afinal essa é uma das lições mais importantes da professora, Jéssica Medeiros Henriques, para garantir o conforto e a boa execução. Ela diz que o aprendizado não é simples: é preciso saber ler a partitura e executar suas notas e pausas corretamente. Mas os resultados são notáveis: “Eles têm essa disciplina, a questão da postura, de vir, estar sempre presente nas aulas, eles evoluem isso aqui. A música ajuda em diversos quesitos”, conta.
 
O objetivo, segundo Rodrigo Martins de Oliveira, é fazer o Música de Brincar crescer sempre mais, como tem ocorrido nos últimos três anos – o projeto começou com apenas um instrumento, e agora oferece três. Criar novas vagas com novos instrumentos musicais. E, assim, aos poucos, formar uma jovem orquestra.
 
Mais informações sobre o projeto Música de Brincar podem ser obtidas junto à unidade de São Vicente (SP), pelo telefone (013) 3465-1300.