IPI zero para caminhões continua por tempo indeterminado

O Governo prorrogou, mais uma vez, os descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, que acabariam em dezembro. Em vários casos, a alíquota começará a subir a partir de janeiro até junho de 2013. No entanto, para os caminhões, ela será mantida em zero por cento por tempo indeterminado (confira tabela abaixo).

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a manutenção da taxa zero ocorrerá porque esses veículos são considerados bens de capital (usados na produção) e o governo pretende continuar a desonerar os investimentos.

A renúncia fiscal com a desoneração do IPI de veículos, prevê o ministro, será de R$ 2,063 bilhões no próximo ano. Os descontos para o setor tiveram início em maio, foram prorrogados em agosto e, depois, novamente em outubro.

As taxas diferenciadas do setor automotivo buscam reativar o consumo, ressaltou Mantega. Ele explicou que as vendas do setor automobilístico se intensificaram a partir de julho e se mantiveram em níveis acima dos registrados no primeiro semestre