Governo negocia com as concessionárias de rodovias paulistas redução no valor dos pedágios

Nota de esclarecimento da Secretaria de Logistica e Transporte sobre a redução das tarifas de pedágio.

A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e a Secretaria de Logística e Transportes negociam com as concessionárias de rodovias paulistas
uma redução no valor das tarifas de pedágio no Estado. Essas negociações estão sendo realizadas desde janeiro de 2011.
 
As conversas ainda estão em andamento, não há nenhum percentual de redução que possa ser anunciado. Estão incluídas nestas negociações as concessões mais antigas, de 1998, quando a estrutura econômica existente no país tinha outra conjuntura, em meio a uma realidade econômica de instabilidade monetária e altos índices de inflação. É necessário tornar este ponto dos contratos condizente com a realidade atual, que apresenta outro cenário e condições macroeconômicas diferenciadas.
 
O que está ocorrendo em São Paulo é que as próprias concessionárias hoje já admitem a necessidade de reequilibrar os contratos a favor do Estado. Isto é, a favor da população paulista, do usuário das rodovias.
 
Há uma negociação de grande complexidade em curso para a qual ainda não há uma definição de prazos e valores. O objetivo é tornar as tarifas mais acessíveis aos usuários, paralelamente a várias ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Governo de São Paulo, como a implantação do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento de pedágio por trecho percorrido, e o barateamento do serviço de pagamento eletrônico, com o ingresso de novas operadoras no Estado; além da adoção de tecnologia mais moderna e barata.
 
Através de negociação, também foi possível incluir em alguns contratos de concessão importantes obras em regiões estratégicas do Estado. Exemplo é a ampliação de pistas na Baixada Santista, em Cubatão. Essas obras, já em andamento no entroncamento das rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, principais rotas de acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão, permitirão a readequação e ampliação de capacidade de tráfego na região, o que eliminará gargalos e diminuirá os congestionamentos registrados no acesso ao porto.
 
Há também a construção do novo trevo de acesso a Ribeirão Preto. As obras de remodelação do Trevo Waldo Adalberto da Silveira, em Ribeirão Preto, no km 307,5 da Rodovia Anhanguera (SP 330) foram anunciadas em março.