FETCESP tem participação destacada no Seminário de Lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos 2023 realizado pela FIESP
O Seminário realizado na sede da FIESP, na Avenida Paulista em São Paulo, marcou o lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos 2023. Com a participação do Presidente em Exercício da FIESP, Rafael Cervone, o Seminário reuniu lideranças dos principais segmentos da indústria brasileira.
A FETCESP esteve presente com participação destacada do seu Presidente, Carlos Panzan, e do Conselheiro da Entidade e especialista na área de segurança do transporte, o empresário Roberto Mira.
Roberto Mira participou como palestrante no painel “Mercados ilícitos alimentados por roubo e furto de carga” destacando a necessidade de maior parceria entre embarcador e transportador, uma troca mais efetiva na busca de soluções para o problema. Defendeu a importância deste alinhamento, com esforços realizados em conjunto.
Outro aspecto defendido por Mira foi a necessidade de se rastrear as cargas e não os veículos que as transportam. Destacou o trabalho realizado pela sua empresa, Mira Transportes, onde a experiência de rastrear as mercadorias apresentou resultados efetivos e animadores.
Carlos Panzan, convidado a participar do Seminário como Presidente da FETCESP e do Conselho Regional do SEST SENAT, destacou que é necessário educar a população para que conheça melhor o mercado de produtos ilícitos e, desta maneira, evite adquirir produtos falsificados, de origem duvidosa e muitas vezes contrabandeados.
Apresentou também os esforços empreendidos pelo SEST SENAT na capacitação da mão de obra do transporte rodoviário de carga, indo na direção de empresas maduras e prontas para a construção de uma parceria sustentável e necessária com a indústria.
No final, Panzan destacou a existência de leis que já deveriam ter sido aprovadas na direção de aumentar a segurança no transporte de mercadorias, que trariam ganhos para o sistema de transporte, que inclui todos os atores, de embarcadores a transportadores, passando pelos consumidores.
O resultado do encontro foi positivo, apontando para uma aproximação histórica entre FETCESP e FIESP.
Fonte: FETCESP / Foto: Divulgação