FETCESP apoia comunicado sobre teor do biodiesel no óleo diesel

A FETCESP apoia o comunicado divulgado na quinta-feira (13) por várias entidades, apresentando preocupação com as discussões sobre o aumento do teor de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil. Representando o setor, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) assina o documento.

O assunto, que preocupa as empresas do TRC,  esteve em discussões em várias reuniões de diretoria da FETCESP e também analisado pelas entidades nacionais do setor.

O comunicado alerta: “A evolução do percentual de mistura implicará em maiores custos para o transporte de cargas e de passageiros e consequente aumento de preços de produtos para toda a sociedade. Também lançará o país em um cenário de estagnação tecnológica, impactará no desenvolvimento da indústria automotiva e de equipamentos e comprometerá a prestação de serviços.”

A questão ambiental também é comentada no comunicado. “Estudos recentes apontam que teores elevados de biodiesel promovem aumento das emissões de óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono, com impactos negativos que afetam a saúde humana e o meio ambiente, além de elevar o consumo de combustível, gerando ainda mais emissões e custos adicionais que são transferidos a toda população.”

Assinam o documento o documento nove entidades que representam mais de 200 mil transportadoras, empresas produtoras, distribuidoras, importadoras e revendedoras, além de indústrias relacionadas ao consumo de diesel. São elas:  CNT; IBP; Anfavea; Fenabrave; Fecombustíveis; Sindipeças; Brasilcom; Abicom e SindTRR.

Confira a íntegra do comunicado

Fonte: FETCESP