Estradas paulistas concedidas têm mais de 590 sensores para monitorarem o tráfego
Equipamento realiza a contagem e identificação dos veículos, capta peso por eixo, além da velocidade
Sensores Automáticos de Tráfego (SAT’s), instalados em vários trechos das estradas paulistas concedidas, podem contribuir para realizar levantamento do volume de tráfego em tempo real, que auxilia as operações especiais em feriados prolongados, por exemplo.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), atualmente, são 597 contadores nos 11,1 mil quilômetros de rodovias no estado, que representam mais de R$ 40 milhões em investimentos.
Ainda de acordo com a Agência, o SAT é uma ferramenta primordial para o controle de tráfego nas rodovias, além de coletar informações que permitem fazer as análises de fluidez e qualidade da operação nas vias, por meio da classificação de nível de serviço estabelecida no Manual do HCM (Estudo de Capacidade Urbana e Rodoviária).
A classificação vai de “A” até “F”, sendo “A” a melhor e “F” a pior. A rodovia é classificada em nível “A” quando possui um fluxo livre, liberdade para manobras e limitada apenas pelas condições de segurança. Já o nível de serviço “F” ocorre quando há um colapso no fluxo de veículos. Diante disso, congestionamentos, com paradas repentinas na faixa de rolamento causados pelo alto volume.
“O investimento em sensores de monitoramento e de computação de dados são essenciais à análise técnica da Artesp para a modernização e melhorias nas vias. O controle de fluxo de veículos ajuda, por exemplo, nas pesquisas de expectativa de movimento nas rodovias durante feriados, no melhor horário para a realização de obras e na implantação de novos serviços. Ou seja, é essencial para o dia a dia da concessão”, explica Santi Ferri, diretor de Operações da Artesp.
De acordo com a Artesp, em locais sem a instalação de equipamentos, como alguns acessos (SPA’s) e interligações (SPI’s), as concessionárias elaboram contagens manuais pelo período de uma semana ao longo de cada semestre, para estimar o volume diário médio de veículos nestes locais.
Fonte: Estradas / Foto: Aderlei de Souza