Empresas de Jundiaí estão em alerta com o aumento de roubo de cargas

Índice cresceu mais de 150% nos oito primeiros meses de 2013. Transportadores aumentam investimentos em segurança.

O aumento no roubo de cargas virou uma preocupação a mais para empresas de logística que operam em Jundiaí (SP) e região. Nos primeiros oito meses do ano, a cidade teve crescimento de 151,7% nesse tipo de ocorrência: foram 73 roubos de janeiro a agosto, contra 29 do mesmo período de 2012.

A rodovia Anhanguera é uma das preferidas dos assaltantes. De acordo com a polícia, isso ocorre porque ela é uma importante ligação entre São Paulo e a região norte do Estado, com passagem por grandes cidades, como Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), além de dar acesso a dezenas de pequenas estradas vicinais.

A insegurança virou o problema número um para os caminhoneiros que trafegam pela região. “Você para, mas não consegue dormir direito, você não sabe o que vai acontecer”, diz o motorista Anísio dos Santos Pio.

O medo se estende aos patrões, como as empresas de logística. Rastreamento de veículos e treinamento especial de segurança são algumas das ações tomadas para evitar roubos – a um alto preço. “A gente é obrigado a trabalhar com o aumento do rigor no gerenciamento de risco”, explica Rodrigo Zerbini, diretor de uma empresa de transporte de cargas da região.