Diretoria da FETCESP analisa vários temas de interesse do setor
Diretores e presidentes de entidades participaram da reunião da FETCESP hibrida realizada na quinta-feira (24 de março). O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, abordou diversos temas para avaliação dos integrantes da diretoria e assessores.
O aumento do preço do diesel e seus efeitos nos custos dos transportes foi comentado. Na ocasião Carlos Panzan alertou sobre a necessidade de repasses dos aumentos dos custos nos fretes para assegurar a sobrevivência das empresas. “Um comunicado foi enviado ao mercado destacando que aumento do preço do diesel de 10 de março último, da ordem de 24,9%, acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%. Este fator deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação, levando-se em conta defasagem verificada no Conet em fevereiro”.
Outro assunto analisado foi a entrada em vigor no estado de São Paulo do DIFAL a partir de 01 de abril, nas operações e prestações iniciadas por contribuintes de outros estados. A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicione sobre o assunto.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 110/2019, mantendo a instituição de novas regras de compensação de créditos tributários, também foi abordada. O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, informou que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) já manifestou preocupação com texto que vai dificultar a compensação de créditos tributários do setor transportador.
Outo tema se referiu as medidas de proteção a covid-19 determinadas pelo Ministério do Trabalho que ainda estão em vigor no ambiente das empresas, apesar da flexibilização adotada pelos governos estadual e municipal.
A programação do 16º Congresso Paulista do TRC que será realizado de 09 de 12 de junho no Grande Hotel Campos do Jordão foi apresentada para a diretoria.
O presidente da FETCESP comentou que o Sest Senat São Paulo deve assinar um convênio com o Governo do Estado para oferecer mais de 14 mil vagas de cursos através das unidades.
Fonte: FETCESP