Detran-SP aumenta fiscalização contra desmanches ilegais
Volume de operações em parceria com as polícias Civil e Militar aumentou 140% sobre as ações de combate realizadas no início de 2023
Em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) reforçou as suas ações contra os desmanches de veículos nos primeiros quatro meses deste ano. Neste período, executou 596 ações de combate ante 249 realizadas de janeiro a abril de 2023, um aumento de 140% na rigidez contra o comércio de componentes de veículos roubados e revendidos no mercado clandestino.
Segundo dados do Detran-SP, o volume de empreendimentos lacrados e autuados caiu pela metade de um ano para outro, de 72 para 36. A retração indica uma adequação do mercado às normas.
As operações são realizadas em conjunto com as polícias Civil e Militar, com a Guarda Civil e com a Vigilância Ambiental. Os desmontes autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo Detran-SP e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014, que vão de multa a interdição do estabelecimento e perda do material nele encontrado.
Fonte: Frota&Cia / Foto: Detran-SP