Dersa publica edital de reabertura da licitação do túnel

A Dersa publica nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, o edital de reabertura da concorrência pública para o projeto executivo do túnel imerso entre Santos e Guarujá.
 
A publicação estabelece novo prazo para que as empresas interessadas entreguem documentação e as propostas técnica e comercial. A abertura do envelope com as propostas técnicas está marcada para o próximo dia 23 de março, às 10 horas.
 
A reabertura de prazo ocorre depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou improcedente a representação formulada contra o edital de concorrência para a ligação seca entre Santos e Guarujá. O TCE havia suspendido o edital, em caráter liminar, a pedido do advogado André Luís Iera Leonardo da Silva, adiando a entrega dos envelopes, antes marcada para 17 de fevereiro.
 
Como a decisão do Tribunal referendou o edital da Dersa, não haverá alteração no conteúdo da publicação e o cronograma de construção do túnel imerso segue sem mudanças.
 
A previsão é de que as obras, cujo custo estimado é de R$ 1,3 bilhão, sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.
 
A perspectiva é de que, em dois meses, o nome da empresa vencedora do certame seja divulgado.
 
A ligação seca unirá Outeirinhos, em Santos, e Vicente de Carvalho, no Guarujá, e será construída em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros e extensão de 900 metros.
 
A estrutura contará com três faixas de rolagem por sentido, e contemplará espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e uma linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 
A tecnologia e o formato da obra, inéditos no Brasil, foram escolhidos pelo Governo do Estado, após a realização do estudo técnico batizado de Projeto Prestes Maia, entre fevereiro e agosto de 2011. 

13/3/2012