Conet é reformulado e volta à ativa como Conferência Nacional

O Conet, conhecido anteriormente como Conselho Nacional de Estudos Técnicos de Transportes, responsável por, entre outras coisas, unificar nacionalmente os critérios para composição tarifária, volta a ativa em formato de Conferência Nacional. Repaginado, se torna Conet & Mercado (Conferência Nacional de Estudos de Transporte, Tarifas e Mercado) nesta terça-feira, 9. O evento é uma realização da NTC&Logística.
 
O evento tem como objetivo o debate – e a proposição de soluções – entre empresários, especialistas e lideranças do setor para a questão tarifária do transporte rodoviário de cargas. A defasagem do valor do frete é uma preocupação da NTC e essa Conferência busca unir o setor para que ações firmes junto ao mercado sejam tomadas.

Defasagem do frete ultrapassa 14%
Durante a Conferência Nacional será apresentado estudo do DECOPE (Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC) atualizado sobre a defasagem do frete, que será amplamente discutido no evento. Porém, em janeiro de 2014, a entidade divulgou pesquisa de seu departamento técnico que apurava que o frete necessitava urgentemente de reajuste de, pelo menos, 14,06% para manutenção de compromissos e investimentos.

“Cada empresa tem suas peculiaridades, o que envolve diversos fatores, e, por isso, o valor do frete pode, e deve, variar livremente caso a caso. A função da NTC, no entanto, é de alertar para os fatos, fornecer os números e as informações para balizar as empresas corretamente, de modo a poderem tomar a atitude mais adequada para suas respectivas organizações”, afirmou José Hélio Fernandes.

Para o debate, a NTC, com apoio do SETCARCE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará), reunirá um time de peso de especialistas, como o diretor jurídico da NTC, Marcos Aurélio Ribeiro, o diretor técnico e o assessor técnico da entidade, Neuto Gonçalves dos Reis e Lauro Valdívia, respectivamente, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, e Valdemar Barros Filho, da Fundação Dom Cabral.

Os patrocinadores do evento, MAN Latin America, Sascar e TOTVS, também enviarão palestrantes à Conferência para abordar temas ligados a gestão de negócios no transporte rodoviário de cargas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor.

A Conferência Nacional de Estudos Técnicos de Transporte é uma realização da NTC com apoio do SIndicato do Ceará (Setcarce) e patrocínio da MAN Latin America, Sascar, SEI Soluções Corporativas e TOTVS.
Com informações da NTC&Logistica.