Companhia Docas de São Paulo quer licitar dois novos terminais
Em 2012, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) também planeja fazer o lançamento de duas grandes licitações, que vão ampliar ainda mais a capacidade de Santos. Uma delas é Prainha, na margem esquerda do porto. Inicialmente desenhado para movimentação de contêineres, o terminal será destinado ao transporte de veículos e outras cargas chamadas ro-ro (roll-on roll-off, que são cargas levadas para dentro dos navios ou retirada deles sobre pneus).
Quem vencer a licitação vai ter de construir um estacionamento verticalizado, como os de Hong Kong. O terminal deve ocupar uma área de 200 mil metros quadrados (m²) e 550 metros de cais. Deve ser construído ao lado do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), administrado pela Santos Brasil.
O outro terminal é o Conceiçãozinha, que já tem projeto básico, mas ainda precisa de um estudo de viabilidade.
O projeto desse terminal é mais complexo por conta de um rio que passa dentro da área prevista para a construção, o que deve dificultar, por exemplo, a obtenção das licenças ambientais.
O Conceiçãozinha será destinado à movimentação de contêineres. "Os dois projetos resolverão um problema social grande, já que as áreas nas quais serão construídos hoje são invadidas", diz o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra.
Para tirar os empreendimentos do papel, no entanto, o poder público terá de encontrar uma solução para as centenas de famílias que vivem na região. A expectativa é que cada projeto tenha investimentos da ordem de R$ 600 milhões.
Antes da licitação, no entanto, os estudos deverão passar pelo aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Somente depois da aprovação dos dois órgãos, os leilões serão realizados. /R.P.
3/1/2012