Com novo recorde da safra agrícola, governo define plano de escoamento da produção

O governo federal apresentou, nessa terça-feira (13), o plano de escoamento da safra de grãos 2014/2015. A estimativa é de um novo recorde de produção, com mais de 200 milhões de toneladas de grãos, principalmente de soja. O crescimento será de 5%. O objetivo é evitar congestionamentos e sobrecarga da infraestrutura de transportes do país.

As medidas foram definidas de forma integrada por um grupo de técnicos dos ministérios da Agricultura, dos Transportes e da Secretaria de Portos, com a participação de outros órgãos.

Conforme os dados apresentados pelo governo, há uma concentração das remessas para o exterior pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Mas há crescimento na movimentação de grãos em Porto Velho (RO), Itacoatiara (AM), Miritituba (PA), Santarém (PA), Barcarena (PA) e São Luiz (MA).

Porto de Santos

Uma das novidades é a adoção de um sistema eletrônico de monitoramento da chegada da carga, que funciona em fase experimental no Porto de Santos. Desde o ano passado, já é feito o agendamento da chegada de cargas para os terminais do complexo portuário, o que ajudou a reduzir a formação de filas de caminhões na região de Santos.

Com a implantação do sistema, denominado Portolog, a Autoridade Portuária pode antecipar as informações sobre o volume de caminhões em direção ao Porto, facilitando a adoção de medidas para garantir fluidez da carga. Isso ocorre por meio de um equipamento que faz a leitura da placa dos veículos e envia informações sobre a carga e o destino do produto.

Além disso, estará em funcionamento um novo pátio para estacionamento de caminhões com 200 vagas, evitando complicações no trânsito na região portuária.

“Nós acreditamos que, com isso, haja uma economia de até 70% no valor gasto com tarifas pelo tempo em que os caminhões e as embarcações ficam parados”, disse a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

Além disso, segundo o governo, haverá aprimoramento da fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre o controle do agendamento e fiscalização de transporte, em quatro postos fixos de fiscalização – nas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, em Limeira (SP), Aparecida do Taboado (MS) e Paranaíba (SP) – e um móvel – em Três Lagoas (MS).

Arco Norte

O Ministério dos Transportes garantiu que haverá trafegabilidade pela BR-163, entre Mato Grosso e Pará, apesar da existência de 136 km de via não pavimentada.

Segundo a pasta, haverá colocação de cascalho em trechos de atoleiro e disponibilização de tratores para socorro de veículos. O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou que o governo está dando continuidade às obras de pavimentação da pista, mas não apresentou prazos para a conclusão dos trabalhos.