Com aumento da frota, cidades da região adotam restrições no trânsito

A explosão da frota de veículos nas quatro maiores cidades da região está fazendo com que prefeituras adotem medidas de restrição no trânsito para melhorar o tráfego nas vias mais importantes. A principal medida é a eliminação de estacionamentos.

Segundo especialistas, com a alta do total de automóveis — de 491 mil, em 2003, para 981 mil, neste ano– apareceram também problemas de mobilidade urbana, com congestionamentos e lentidão no tráfego de veículos, principalmente nos horários de pico.

Entre as maiores cidades, Ribeirão Preto é a que está mais atrasada em relação a medidas efetivas no combate a lentidão do trânsito.
Enquanto a prefeitura faz uma pesquisa para saber qual a preferência da população em relação às ruas e avenidas que podem ter estacionamentos proibidos, Franca, Araraquara e São Carlos já iniciaram mudanças.

Em Franca, a prefeitura concluiu no fim de semana a extinção de 329 vagas de estacionamento no centro.

Ontem, no primeiro dia com o novo modelo de tráfego totalmente concluído, houve reclamações. A associação comercial é contra a medida.
"As cidades crescem, mas o tamanho das ruas é o mesmo, por isso a medida foi adotada", afirmou o secretário de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli.

Em Araraquara, a prefeitura iniciou o que está chamando de revitalização da alameda Paulista, uma das principais vias da cidade.

Vice-prefeito e também coordenador de mobilidade urbana, Coca Ferraz (PDT) afirmou que o município eliminará 150 vagas em trecho da alameda. E estuda, ainda, estender a providência para outras vias, como a rua Maurício Galli e a avenida Francisco Vaz Filho.

Para compensar a perda de vagas, ruas transversais de mão dupla serão transformadas em mão única e terão estacionamentos em 45 graus (na diagonal) –o que, segundo Coca, vai proporcionar a criação de mais 300 vagas.

CORREDOR
Já a Prefeitura de São Carlos informou que houve proibição de se estacionar em trechos da rua Major José Inácio e da avenida São Carlos. Na Bento Carlos foi implantado um corredor exclusivo para o tráfego de ônibus.

Já em Ribeirão, a prefeitura estuda eliminar vagas em avenidas e ruas para dar maior fluidez ao trânsito.

O diretor de transportes da Transerp (empresa de trânsito), José Mauro de Araújo, afirmou que estão sendo avaliados para a implementação da medida trechos de 35 vias.

Especialistas aprovam as medidas. O engenheiro Luimar Heck Paes Leme, professor do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão, classificou as mudanças como "imprescindíveis".

"A supressão de vagas de estacionamento é de vital importância para o transporte. Não há outra forma de melhorar o tráfego."