CNT e Sest Senat apresentam Programa Despoluir a centenas de participantes
Centenas de participantes da Rio+20 – estudantes, professores e profissionais interessados em temas referentes à sustentabilidade – estão conhecendo o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Sest Senat desde 2007. O estande montado no Píer Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, atrai a curiosidade de quem visita um dos eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Outras entidades, como universidades, empresas e organizações não governamentais também expõem ações e produtos ligados ao meio ambiente nos armazéns do Píer Mauá.
O estudante de engenharia ambiental Lucas de Oliveira, de 22 anos, passou pelo estande da CNT e do Sest Senat. “É muito interessante conhecer mais as iniciativas do setor para reduzir os impactos na natureza e na saúde das pessoas. Acho essa ideia do Despoluir importante no contexto da sustentabilidade”, disse.
O programa mobiliza o setor transportador, promovendo diversas ações para reduzir a poluição ambiental, melhorar a eficiência energética e a qualidade dos combustíveis. O programa também atua para incentivar a gestão e a educação ambiental de todo o setor.
Um dos projetos de maior destaque é o de Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. No estande, os visitantes podem conhecer o opacímetro, equipamento utilizado para medir a opacidade da fumaça emitida por caminhões e ônibus. Um veículo não regulado corretamente emite mais poluentes e também contribui para um maior gasto de combustível. O Despoluir trabalha para conscientizar o setor sobre a importância de estar com a manutenção em dia.
Desde o lançamento do programa, em julho de 2007, já foram realizadas mais de 670 mil aferições. São quase 10 mil caminhoneiros autônomos atendidos e mais de 8.500 empresas. Os veículos que estão em conformidade com as normas ambientais recebem o selo Despoluir.
O programa também desenvolve o projeto Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente. A proposta é incentivar a atuação do motorista de carga como vigilante do meio ambiente. O profissional pode comunicar aos órgãos competentes a existência de queimadas próximo a estradas e também denunciar crimes ambientais. Outro projeto, Trabalhador em Transporte Amigo do Meio Ambiente, promove um curso para informar sobre as medidas educativas para a maior conservação do meio ambiente.
Neste ano, o Despoluir lançou um manual sobre os Procedimentos para a Preservação da Qualidade do Óleo Diesel B. E os profissionais do setor também puderam se informar mais sobre mudanças em relação aos novos veículos pesados fabricados neste ano, ao lerem a publicação sobre A Fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e o Impacto no Setor Transportador. Essa fase do Proconve começou a valer neste ano e introduziu novas tecnologias nos veículos que saem de fábrica e um novo óleo diesel, com mais baixo teor de enxofre.
O programa da CNT e do Sest Senat também desenvolve o projeto de Aprimoramento da Gestão Ambiental nas Empresas, Garagens e Terminais de Transporte e o projeto Taxista Amigo do Meio Ambiente. A proposta é estimular a atuação do taxista como disseminador de informações sobre conservação do meio ambiente e boas práticas ambientais.
Site especial
Acesse a página que a CNT e o Sest Senat desenvolveram para divulgar as principais notícias de transporte durante a Rio+20. No endereço, estão disponíveis peças publicitárias e publicações exclusivas relacionadas ao setor de transporte e ao meio ambiente, além de vídeos do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da CNT.
13/6/2012