Cidades menores copiam soluções de trânsito de capitais

Corredores de ônibus, ciclovias, restrição de área azul. Expressões e palavras antes ouvidas apenas para solucionar o trânsito paulistano já fazem parte do vocabulário de cidades menores da região de Ribeirão Preto.

Em Sertãozinho, com 110 mil habitantes, a prefeitura já admite que suas linhas de ônibus não atendem a periferia de forma eficaz e estuda até a possibilidade de criar corredores de ônibus.

"Queremos alterar nosso sistema de ônibus principalmente nas linhas da periferia e do distrito industrial, porque hoje são muito deficientes", disse o secretário de Planejamento, Márcio Henrique Guimarães Pagnano.

A prefeitura abrirá licitação para elaboração de estudo com as falhas no trânsito.

Faltam também ciclovias, diz Pagnano, principalmente no distrito industrial. A Folha constatou que, na saída das fábricas, os operários de bicicleta disputam a rua com carros e motos.

"Já tivemos acidentes nesses locais. Essa mistura de carro com ciclista coloca em risco a vida do trabalhador", disse Helio Candido, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho.

Não apenas cidades menores reproduzem soluções do trânsito vistas em capitais.

Para ter melhor fluidez no trânsito, a Prefeitura de Ribeirão também proibiu o estacionamento de carros na avenida Meira Júnior. Franca fez o mesmo na rua Júlio Cardoso e ampliará o veto a outras vias centrais.

CICLOVIAS
A Prefeitura de Bebedouro planeja criar uma ciclovia no lago municipal, voltada principalmente para o lazer.

E a prefeitura já analisa se é possível repetir o que ocorre na avenida Paulista e no Minhocão aos domingos, na capital. "Vamos estudar se bloqueamos parte da avenida nos fins de semana", disse Roberto Campanelli, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

A exemplo de Bebedouro, Batatais deve construir uma ciclovia também no lago municipal, ligando-a até a cachoeira do bairro São Carlos.

A prefeitura rescindiu no mês passado o contrato de transporte urbano e assumiu ela própria as duas linhas de ônibus. Até decidir se assumirá definitivamente o serviço, não será cobrada tarifa.

Matão implantou neste ano mais três linhas de ônibus –hoje são 19. A prefeitura deve ainda criar ciclovia nos canteiros centrais e outra até a área industrial.
Já a Prefeitura de Jaboticabal deve reformar uma das três ciclovias da cidade.