Associação vê aumento de 9,9% na carga de ferrovias em 2012

As ferrovias de cargas concedidas no Brasil deverão transportar cerca de 522 milhões de toneladas úteis (TUs) em 2012, um aumento de cerca de 9,9% em relação às 475,1 milhões de TUs de 2011, informou nesta segunda-feira a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).
 
Os investimentos das concessionárias deverão somar R$ 5,3 bilhões neste ano, aumento de 15,2% ante os R$ 4,6 bilhões investidos pelas empresas no ano passado.
 
Segundo o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, dos investimentos esperados para 2012, cerca de R$ 1,5 bilhão devem ser investidos em equipamentos ferroviários e outros R$ 2 bilhões em vias permanentes.
 
A ANTF estima que, até 2020, o número de ferrovias usadas no sistema deve aumentar das atuais 3.045 para cerca de 5.000 e os vagões, de 100,9 mil para 140 mil.
 
Vilaça ressaltou, entretanto, que apresentará aos ministros do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e da Fazenda, Guido Mantega, pedido para que às ferrovias sejam disponibilizadas linhas de financiamento com prazos maiores, além de benefícios fiscais para compra de equipamentos, como a desoneração da folha de pagamento.
 
"O que mais queremos são linhas de financiamentos com prazo de 20 a 25 anos, com taxas reduzidas", disse Vilaça, durante entrevista para apresentação do balanço do setor em 2011.
 
Segundo Vilaça, se conseguir os benefícios, as concessionárias podem aumentar ainda mais a frota e chegar, em 2020, com cerca de 200 mil vagões e 6 mil locomotivas.
 
Contêineres  

O transporte de contêineres nas ferrovias concedidas cresceu 23,7% em 2011, ante 2010, chegando a 287.458 TEUs (contêineres com tamanho equivalente a 20 pés). Em 2012, a expectativa é de que o transporte de contêineres suba 7,1%, para 308 mil TEUs.
 
A chamada "produção ferroviária", medida em toneladas por quilômetro útil (TKU), cresceu dos 278,5 bilhões de TKUs em 2010 para 290,5 bilhões em 2011. Neste ano, a estimativa é de que a produção fique em 320 bilhões de TKUs. 

9/4/2012