Aprimoramento do traçado da Nova Tamoios contornos reduz impactos socioambientais

A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – concluiu revisões no projeto do novo contorno rodoviário de Caraguatatuba e São Sebastião, Nova Tamoios Contornos, que resultaram na redução do impacto socioambiental do empreendimento, sem que houvesse aumento no seu custo total. As alterações diminuem o número de famílias reassentadas em 50% e reduzem em 23% a quantidade de imóveis desapropriados. O meio ambiente também será beneficiado, pois a área de vegetação a ser suprimida diminuirá 33%.
 
Os principais ajustes ocorreram no município de São Sebastião. Nos bairros de Topolândia e Olaria, a remoção de famílias cairá de 398 para 104. Na área do Morro do Abrigo, o novo traçado reduzirá de 161 para 42 as famílias reassentadas.
 
 
O novo traçado é produto dos estudos complementares desenvolvidos pela DERSA a partir da emissão da licença ambiental prévia do empreendimento, em setembro de 2012. Estes trabalhos atendem exigências contidas naquela licença, bem como demandas formuladas por órgãos de controle, autoridades municipais e população local.
 
 A nova rodovia criará uma alternativa à SP-055 e será um novo acesso ao Porto de São Sebastião, desviando o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, da área urbana dos dois municípios. As empreiteiras que realizarão as obras já foram contratadas e o início dos trabalhos é esperado para agosto.
 
 Preservação socioambiental
 
No novo projeto, o número de famílias reassentadas diminuirá em 50%. A estimativa da quantidade de famílias incluídas no Programa de Reassentamento da DERSA passa de 1.247 para 624. A relação de imóveis desapropriados também será menor.
De 375 terrenos, previstos anteriormente, apenas 288 passarão pelo processo de desapropriação, ou seja, haverá redução em 23%.
Com a revisão, a extensão total da nova rodovia caiu 2.450 metros, passando de 36,9 km para 34,5 km. O trecho total em túneis, porém, aumentou em 900 metros, subindo de 5,5 km para 6,4 km. Essas mudanças mantiveram o custo total do empreendimento em R$ 1.940 milhões, sendo R$ 1.350 milhões em obras.
 
Em função da diminuição da extensão total da rodovia e o aumento do trecho em túneis, haverá também ganho de 17 hectares na preservação ambiental. A área de supressão vegetal no novo projeto será 33% menor em relação ao anterior. O traçado antigo previa 52 hectares a serem suprimidos e agora apenas 35 hectares serão impactados.