ANTT participa de reunião Brasil/Paraguai e faz acordo para o transporte

Assessoria internacional da Agência encaminhou propostas para intercâmbio de informações e dados, para a melhoria dos transportes de cargas e passageiros entre os países

Entre os dias 17 e 19 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou em Assunção, Paraguai, da reunião bilateral Brasil/Paraguai dos Organismos Nacionais Competentes de Aplicação do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre, com o objetivo de discutir diversos temas relacionados aos aspectos regulatórios e operacionais do transporte de cargas e de passageiros entre os países. O encontro possibilitou a simplificação nos registros documentais, que impactará na otimização do tempo e custo do transporte internacional, beneficiando toda a sociedade.

A Agência foi representada pela sua Assessoria de Relações Internacionais (ASINT) que abordou durante a reunião assuntos relevantes sobre o transporte de cargas e passageiros, propondo um intercâmbio de dados e informações que permitirão várias melhorias para o setor.

Para Daniel de Castro, chefe da ASINT, a reunião permitiu avançar em soluções e na mediação de acordos para simplificação de procedimentos de transporte. “Criamos uma comissão que realizará estudos para o aperfeiçoamento do transporte de passageiros, estamos confiantes com os benefícios que virão por aí”, disse.

Na pauta foram tratados assuntos específicos sobre transporte de cargas como, por exemplo, os procedimentos para concessão de licenças complementares e alteração de frota, transporte de carga fronteiriço em veículos pequenos e comunicação de viagem multimodal.

Sobre transporte de passageiros, os países farão uma troca de informações sobre relatórios de multas aplicadas no território do país de destino, encaminhando informações como:(dados da empresa, e-mail e endereço comercial), além também do roteiro de viagem para autorização, emissão e comunicação das licenças complementares

Essas licenças complementares são necessárias para adequar o transporte de cargas e passageiros às legislações locais e garantir segurança e tranquilidade durante todo o percurso, mesmo que esse transporte tenha que atravessar a fronteira do país.

Para Daniel de Castro, chefe da ASINT, a reunião permitiu avançar em soluções e na mediação de acordos para simplificação de procedimentos de transporte. “Criamos uma comissão que realizará estudos para o aperfeiçoamento do transporte de passageiros, estamos confiantes com os benefícios que virão por aí. ”

As discussões terão continuidade na Reunião do Mercosul, subgrupo 5, que ocorrerá em Buenos Aires (Argentina), de 12 a 14 de junho, deste ano.

Participaram também da reunião, por meio de conferência online, as áreas técnicas da Agência, os representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fonte: Frota&Cia / Foto: Divulgação