ANTT alinha objetivos estratégicos da Agência com a Agenda 2030 da ONU

Foram identificados os temas que mantêm uma relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de ampla consulta interna

AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de dar mais um passo significativo na promoção do desenvolvimento sustentável, alinhando seus Objetivos Estratégicos (OE) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em uma iniciativa que demonstra o compromisso da Agência com o futuro do planeta, o trabalho conjunto de suas unidades organizacionais resultou em um alinhamento estratégico que reforça a responsabilidade institucional em contribuir para um mundo mais sustentável.

Como resultado, todos os Objetivos Estratégicos da ANTT se relacionam com pelo menos um ODS. Dessa forma, a ANTT entende que está aderente às metas globais, reafirmando o compromisso de sua gestão estratégica com os ODS. Ao alinhar a estratégia com a Agenda 2030, a Agência promove a sustentabilidade e reafirma sua responsabilidade social e ambiental, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e justo. Por outro lado, de acordo com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a ação também pode ser um exemplo inspirador de como as instituições podem integrar suas estratégias com os objetivos globais, atuando como agentes de transformação e progresso.

“À medida que o mundo avança em direção aos desafios da Agenda 2030, a ANTT mostra que está preparada para desempenhar um papel vital na construção de um futuro sustentável para todos”, disse Vitale.

O processo aconteceu por meio de uma ampla consulta interna em todas as unidades organizacionais da ANTT, fruto de um esforço colaborativo conjunto. “Esse processo de reflexão e análise minuciosa teve como foco principal identificar os Objetivos Estratégicos que mantêm uma relação direta com os ODS”, explicou Vitale.

Além disso, de acordo com Vitale, a iniciativa é um exercício prático e propositivo, que poderá ser aprimorado ao longo do tempo para fornecer à ANTT um instrumento adicional para avaliar seu desempenho tanto internamente quanto perante a sociedade. “Esse alinhamento estratégico não se traduz apenas em um novo Mapa Estratégico ou em uma mera complementação do existente, é algo muito maior e mais profundo”, completou o diretor.

O diretor da ANTT Felipe Queiroz também disse que a Agência entende a agenda ESG como uma prioridade e, por isso, está dentro do Programa ProRev, cujo propósito é provocar as revoluções regulatória, tecnológica e comportamental na ANTT por meio de projetos, iniciativas e ações estruturadas para nos transportar a um novo patamar de atuação. O Ciclo ESG objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência.
“É um compromisso de responsabilidade, sustentabilidade, ética e transparência, motivado pela preocupação com o futuro e pelo entendimento da necessidade de ser um agente de mudanças”, reforçou o diretor.

Desde sua criação, a ANTT tem empenhado esforços para o desenvolvimento sustentável do transporte terrestre, com foco na excelência dos serviços entregues aos usuários. Agora, a Agência busca adequar seus contratos a padrões de performance internacionais, entre outras iniciativas ESG voltadas para infraestrutura. “Entendemos como uma oportunidade de mostrar a ANTT como agente de transformação no âmbito do desenvolvimento sustentável”, finalizou Queiroz.

Confira o Mapa Estratégico da ANTT com os ODS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM ODS - SUSTENTABILIDADE NA ANTT[6805].png

Fonte: ANTT / Foto: Divulgação / AESCOM ANTT